A Avenida Reitor Miguel Calmon, mais conhecida como Vale do Canela, uma das principais vias de ligação da cidade, que conecta o Campo Grande às avenidas Centenário e Anita Garibaldi, passou por uma grande requalificação. Entre as diversas intervenções realizadas, está a implantação de uma nova iluminação em LED, com a substituição dos antigos postes de concreto por modelos mais modernos e seguros.
O trecho que vai do supermercado Rede Mix até o Centro Médico do Vale ganhou 81 novos postes e 151 luminárias. Além disso, foi realizada uma obra na rede subterrânea, com o objetivo de levar à avenida mais eficiência energética e melhorar a mobilidade urbana, já que as lâmpadas de LED instaladas aumentam a segurança para os motoristas.
LED em toda cidade — A cidade de Salvador, inclusive, é a primeira capital do Brasil a implantar iluminação em LED em toda a cidade, utilizando apenas recursos próprios. Programas como o “Iluminando Nosso Bairro”, “Clareou, é Gol” e “Meu Ponto Iluminado” são algumas das ações da gestão municipal que ajudaram a capital baiana a conquistar esse título e se tornar uma referência no país.
“Considero que é uma área super importante da cidade, uma via de grande trafegabilidade, e a requalificação completa foi realizada. Não poderíamos deixar a iluminação de fora, para valorizar ainda mais a mobilidade, com luminárias de ponta e muita qualidade, fazendo jus ao título de cidade mais iluminada do Brasil. Toda a nossa cidade já possui 100% de iluminação em LED em todos os quase 22 mil logradouros e em todos os 570 campos e quadras”, explica o diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Ângelo Magalhães.
O gestor ressalta ainda que muitas dessas vias já estão passando por um novo período de requalificação. “As luminárias têm uma vida útil média de cinco a sete anos, então há locais que já estão passando por um segundo ciclo de modernização”, complementa.
Demais intervenções – A Avenida Reitor Miguel Calmon também recebeu novo asfalto e teve mais de 8 mil m² de meio-fio em granito cinza recuperado, assim como 16 mil m² de passeio em concreto lavado. Além disso, foram instaladas sarjetas de concreto usinado, piso tátil direcional e melhorias na drenagem para evitar possíveis alagamentos. O projeto foi executado pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e o investimento foi de R$6,5 milhões.
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS