Entre os dias 8 e 11 de outubro, a Casa das Histórias de Salvador vai abrigar as atividades formativas da 5ª edição do SSA Mapping, um dos maiores festivais de artes visuais e tecnologia do Nordeste. Na sequência, nos dias 12 e 13, na Praça Maria Felipa e Mercado Modelo, acontece o festival e suas variadas intervenções.
No Auditório Makota Valdina e nas Salas de Oficinas da Casa das Histórias serão oferecidas oficinas, palestras e mesa de debate gratuitas, para adultos e crianças. As inscrições estão disponíveis no site ssamapping.com.br, até esta quarta-feira (2).
Além das formações e mostras de projeções de vídeo com dezenas de imagens, o SSA Mapping tem shows, passeios guiados pelo bairro do Comércio, na Casa das Histórias e Galeria Mercado, feira criativa, instalações artísticas e brincadeiras para crianças. Haverá setor de acolhimento voltado para pessoas com deficiência, idosos e grávidas, e ainda audiodescrição e tradução em Libras.
O SSA Mapping teve sua estreia em 2017, na Praça Municipal, projetando imagens sobre o Palácio Rio Branco. Em 2018, a 2ª edição foi no Campo da Pólvora e Fórum Ruy Barbosa. Já em 2021, o Arquivo Público da Bahia, na Baixa de Quintas, foi a tela para as artes numa edição virtual.
No ano passado, o 4º SSA Mapping fez da Cidade Baixa o seu palco, com projeções na Igreja do Bonfim. Nestas quatro edições, mais de 500 artistas visuais se apresentaram para mais de 30 mil pessoas.
Os equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, a Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS), são geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
Programação:
Dia 8 (terça-feira), das 14h30 às 17h
Evento: Palestra “Transprojetando o mundo: quero ser VJ!”, com VJ Spetto
Local: Auditório Makota Valdina – Rua Portugal, 2 (Comércio)
Dias 8 e 9 (terça e quarta-feira), das 18h às 21h
Evento: Oficina “Narrativas visuais para videomapping”, com VJ Leticia Pantoja
Local: Auditório Makota Valdina – Rua Portugal, 2 (Comércio)
Dia 9 (quarta-feira), das 15h às 20h
Evento: Oficina “Palavra cidade – intervenção urbana para videomapping”, com Coletivo Coletores
Local: Auditório Makota Valdina – Rua Portugal, 2 (Comércio)
Dia 10 (quinta-feira), das 14h às 15h30 e 16h às 17h30
Evento: Oficina “Pintando e mapeando”, com VJ Preto
Local: Sala de Oficinas 2 – Casa das Histórias de Salvador (Comércio)
Com monitoria capacitada em acessibilidade para atender diversos perfis de público
Dia 10 (quinta-feira), das 14h30 às 18h
Evento: Oficina “Explorando TouchDesigner: formação em processamento de imagens em tempo real e arte generativa”, com Sarah Ahab
Local: Sala de Oficinas 1 – Casa das Histórias de Salvador (Comércio)
Dia 11 (sexta-feira), das 15h às 18h
Mesa de Debate “Música-Imagem”, com mediação do VJ Spetto
Local: Auditório Makota Valdina – Rua Portugal, 2 (Comércio)
Fotos: Valter Pontes/Arquivo Secom PMS e Igor Santos/Secom PMS