67 pessoas, dentre atletas, técnicos e demais membros de delegação, viajaram com apoio da Sudesb para Curitiba, no Paraná
A delegação baiana de ciclismo bicicross retornou com a bagagem mais pesada do Campeonato Brasileiro de BMX 2024, realizado, no último final de semana em Curitiba, capital do Paraná. Com direito a três campeões brasileiros (Jaldo Caribé, Jarbas Azevedo e Isabella Hardmann), os ciclistas baianos subiram nove vezes ao pódio.
Ao todo, 67 pessoas, dentre atletas, técnicos e demais membros de delegação, representaram o estado, por meio da concessão de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a competição nacional. O diretor técnico da delegação, Leonardo Gonçalves, salientou o resultado conquistado.
“A Bahia, que tem revelado grandes nomes na modalidade do nível mundial, teve representante olímpica e campeão mundial também no evento. Isso é muito importante para o desenvolvimento do esporte e reflexo das ações, que vêm sendo realizada ao longo dos anos com apoio da Sudesb na realização de eventos, no apoio à iniciação esportiva. Foi a maior delegação da Bahia fora do estado no Campeonato Brasileiro, com 54 atletas participantes de seis cidades diferentes”, comentou.
Leonardo acrescenta a importância do apoio da autarquia estadual. “É fundamental e importante o apoio da Sudesb e do Governo do Estado, por meio da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), para proporcionar a vivência de estar participando do maior campeonato de BMX realizado no país. Todos os atletas no Brasil ficaram esperando esse momento para estar participando O objetivo, realmente, no próximo ano, é que esse evento seja realizado na Bahia, em Salvador, para que possamos ter um número maior de atletas, tanto da Bahia quanto do Nordeste”, concluiu Leonardo.
Resultados
A Bahia conseguiu ficar nas três primeiras colocações em cinco oportunidades. Os campeões foram o já campeão brasileiro e mundial Jaldo, na categoria 17-24 cruiser masculino; Jarbas, na categoria 45-49 cruiser masculino; e a promessa já em realização, com diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais Isabella, na categoria girls 9 anos.
Ao conquistar o terceiro título brasileiro, Jaldo expressou o sentimento. “Tô muito feliz com o tricampeonato brasileiro. Espero que, no ano que vem, a gente consiga sediar em Salvador a competição. Quero agradecer também ao apoio da Sudesb e do Governo do Estado por me possibilitarem estar aqui, por terem me apoiado pra ser o segundo lugar no Panamericano e o oitavo no mundial. E esse primeiro lugar tem um gostinho diferente”, conta.
Atleta olímpicas dos Jogos de Paris 2024, Paola Reis ficou com o segundo lugar na categoria elite feminino após vencer as duas primeiras baterias e uma queda na terceira prova, que fez com que a adversária a ultrapassasse no somatório dos pontos. Já Ruan Miguel Santana terminou com o segundo lugar na categoria boys 5-6 anos.
Confira todos os medalhistas baianos na competição abaixo.
– Jaldo Brandão Caribé Filho, campeão (Cruiser 17-24 masculino);
– Jarbas de Carvalho Azevedo, campeão (Cruiser 45-49 masculino);
– Isabella Marie Rocha Hardmann, campeã (Girls 9 anos);
– Paola Reis Santos, vice-campeã (Elite feminino);
– Ruan Miguel Gonçalves de Santana, vice-campeão (Boys 5-6 anos);
– Yasmin Santos Barbosa, 4º lugar (Girls 12 anos);
– Mariana Lima Carneiro, 4º lugar (Girls 5-6 anos);
– Gilvan de Jesus Santos, 6º lugar (Cruiser 35-39 masculino);
– Ícaro Pereira Barbosa, 7º lugar (Cruiser 15-16 masculino).
Foto: divulgação/ABS