A aposentada Alice dos Santos, de 74 anos, mora na localidade Zona Preta, no Engenho Velho de Brotas, há mais de cinco décadas. Durante esse tempo, ela já presenciou diversas transformações na área, a mais recente delas a construção da praça que fica em frente à sua casa. O espaço público, batizado de Zona Preta Bariri, foi entregue no início da noite desta terça-feira (24).
O local, que antes era cimentado com algumas árvores, ganhou um parque infantil com balanços, gangorras, casinha de madeira e escorregadores de fibra. Ao redor da área, também foi instalado um cercado para evitar que os cachorros da vizinhança entrem no espaço e atrapalhem a brincadeira das crianças.
Os netos de Alice, inclusive, se divertiam na noite desta terça, ao lado de amigos. “Antes não tinha absolutamente nada, as crianças não tinham onde brincar. Agora está lindo, e eu posso ficar despreocupada com eles”, disse a aposentada, que também já teve sua casa reformada pelo programa municipal Morar Melhor em outra ocasião.
Além dos equipamentos infantis, o espaço recebeu grama sintética e mesas de jogos. A iluminação também foi reforçada com a instalação de oito luminárias de LED e oito postes de fibra. Para a construção da praça, foram investidos R$ 266,5 mil.
“A comunidade sempre sonhou com essa área de lazer. Damos atenção e carinho para aquelas regiões mais carentes da nossa cidade. É uma obra que ajuda a diminuir a violência, a desigualdade e leva prazer para que essas crianças possam viver melhor”, disse o subprefeito da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Alan Muniz.
Escuta – Virgílio Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), afirmou que a comunidade foi ouvida antes da obra, justamente para apontar as melhorias que poderiam ser feitas. Ainda segundo ele, em Salvador há mais de 600 praças reformadas, e a expectativa é que a cidade chegue a mais de 670 equipamentos públicos.
“Lembrando que fizemos 200 km de calçadas em toda Salvador. Também temos algumas passarelas novas e remodeladas, mantidas e conservadas, além de quiosques que foram construídos no lugar das barracas de chapa, para quem empreende de forma independente”, destacou o presidente da Desal.
Próximo à Praça Zona Preta Bariri, no Condomínio Professor Magalhães Neto, também no Engenho Velho de Brotas, foi entregue nesta terça-feira a Praça Renovação. O local servirá como área de lazer para os moradores dos mais de 320 apartamentos do residencial.
O espaço ganhou mesa para jogos, como futmesa, parque infantil com balanço, escorregador e casinha, além de uma academia de saúde, 12 luminárias de LED e 12 postes de fibra. Por lá, o investimento foi de R$ 257 mil. “A obra trouxe alegria, sobretudo para as crianças”, comentou a subsíndica Elineiva Ferreira.
Andrea Rebouças mora no condomínio há mais de 20 anos. Sua filha mais velha, de 9 anos, sempre utilizava o espaço que antes era esburacado e não tinha equipamentos infantis. Nesta terça-feira, ela se divertia na nova praça. “Uma obra positiva, sobretudo para as nossas crianças. Agora, espero que os moradores colaborem com a manutenção para não deteriorar, mas ficou bem bacana”, avaliou.