A Arena Fonte Nova recebeu terça-feira (24) o NAU Fest 2024. O evento internacional, idealizado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), busca inspirar jovens estudantes de escolas públicas, cursando os anos finais do fundamental e ensino médio, sobre temas como empreendedorismo, cultura, economia criativa, sustentabilidade, tecnologias e oportunidades para o mundo do trabalho.
A abertura oficial do festival contou com o Innovation Camp, além de palestras com Victor Caribé e Bruno Omeltech, e da empreendedora Anna Telles, com o tema “De ex-moradora de rua à primeira milionária da família”. Durante o evento, os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer diversos programas municipais.
“A gente costuma muito dialogar sobre os adolescentes que estão numa fase nem-nem, ou seja, não estão nem trabalhando nem estudando. E eventos como o NAU Fest chega para oferecer essa oportunidade de curso, formação, orientação, com foco no empreendedorismo, no desenvolvimento econômico. Temos programas como o Geração SSA e o IngreSSAr, que é um pré-Enem que vai ter um aulão no dia 26 de outubro. São oportunidades para que esses jovens possam vislumbrar o que eles tanto desejam, que é um futuro melhor”, disse a secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.
A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, também falou sobre as oportunidades proporcionadas pelo Geração SSA, assim como das plataformas Salvador Tech e Maratona Tech aos jovens que participavam da programação do dia.
“Estamos em um evento grandioso que fala da importância de fomentar o empreendedorismo para jovens da escola pública em especial. Temos um trabalho o ano todo focado em formar esse público para esse olhar empreendedor, de novas carreiras. O Geração SSA, que é um programa para 6 mil jovens de Salvador, trabalha com carreiras e o futuro, fazendo com que eles voltem a sonhar e a ter desejo de aprender”, frisou Mila.
A Semdec, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), também desenvolve a Maratona Tech dentro das escolas públicas municipais, fomentando o desejo e o conhecimento dos alunos através de uma competição da área de tecnologia. “Temos feito muitas ações para engajar esses jovens, tanto no processo de autoconhecimento e principalmente de olhar o futuro com carreiras que podem, de fato, mudar a vida deles”, acrescentou a secretária.
A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, contou que, além de trabalhar a capacitação e empreendedorismo, existem várias ações que proporcionam o jovem a crescer. “O Geração SSA é específico para jovens, com carreiras para o futuro, sensibilizando-os para uma rede associativa, a pensar em negócios com os amigos, trazendo-os para o patamar de como gerar renda através do que se gosta, da tecnologia. Ofertamos 6 mil vagas para este projeto e ainda temos 4 mil delas em aberto”.
Inspiração – Empresária no ramo de cosméticos, Anna Telles trouxe relatos de como foi superar os desafios da vida para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. A empresa, que leva o nome dela, é focada em cabelos crespos e cacheados e impacta mais de 100 pessoas diretamente.
“Eu sou ex-moradora de rua, primeira milionária da minha família e dona da marca Anna Telles. E como aluna de escola pública, estar nesse lugar é muito emocionante. Diferente da minha realidade, de ter que ir para a escola para comer, os alunos hoje vão ter a oportunidade de ver representatividade e que existem novos horizontes e novos caminhos que podem ser trilhados”, disse.
Oportunidade – Ao todo, 37 estudantes do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino participaram do NAU Fest 2024, que seguiu até o final da tarde. Aluno do 9º ano, Eliomar dos Santos, de 14 anos, veio da Escola Municipal de Periperi e estava animado com o evento.
Com talento para o desenho, ele tem aperfeiçoado o dom através de tutoriais online. “Estou me aprimorando e quero viver do desenho. Acho legal ter um evento desse, que vai ensinar sobre como ganhar dinheiro, porque o dinheiro também pode me ajudar a comprar materiais para fazer mais e mais desenhos e, quem sabe, até vender as artes. Quero alcançar os meus sonhos”, revelou.
Aos 13 anos e aluna do 8º ano da Escola Leovicia Andrade, no Calabetão, Ana Beatriz Lima conta que a sua vontade é ser delegada. “Estar aqui para mim é uma oportunidade excelente, porque aqui eu consigo fazer coisas novas e entender direito o que eu quero realmente. Mas também penso em outras coisas, uso muito as redes sociais e tenho interesse em ter uma marca própria de roupa ou de cabelo”.
Assim como em 2023, para este ano, a ideia do NAU Fest é atender os objetivos de desenvolvimento sustentável, educação de qualidade e redução de desigualdades estabelecidos pelas Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorre em 10 países da América Latina e já gerou mais de 13 mil experiências educativas.
Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS