Nesta quarta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o município de Ponto Novo, onde inspecionou as obras de manutenção corretiva da barragem local, que fazem parte de um conjunto de intervenções realizadas em diversas barragens da Bahia. Com um investimento de mais de R$ 590 mil, as obras na barragem de Ponto Novo integram um projeto maior de manutenção que inclui as barragens de Pindobaçu, Pedras Altas, São José do Jacuípe, França, Gasparino, Bandeira de Melo, Apertado e Rio Colônia.
O governador Jerônimo ressaltou a importância de garantir a segurança e a operação eficiente das barragens, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas, além de proporcionar segurança hídrica para milhares de famílias.
“Eu sobrevoei a barragem de Ponto Novo, onde está o Fuzigate. O Fuzigate é um equipamento que aumentou a capacidade de armazenamento de água sem a necessidade de construir uma nova estrutura de concreto. É uma tecnologia francesa. Na época, eu estava na SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e liberei o recurso para a Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento). Agora, estou voltando para visitar e checar como anda a situação do abastecimento de água”, pontuou Jerônimo.
As ações fazem parte dos serviços de manutenção corretiva em atendimento às recomendações da revisão periódica de segurança de barragens no Estado. A barragem de Ponto Novo, construída em 1999 e localizada na bacia hidrográfica do Itapicuru, desempenha um papel essencial no abastecimento de água e na irrigação da região, destacando-se como uma das principais estruturas hídricas da região.
A secretária de infraestrutura Hídrica, Larissa Moraes, participou da visita e destacou a importância da barragem, que abastece a mais de 150 mil pessoas, serve também para abastecimento humano, como também para irrigação e cuidados com animais.
Implantação de Fusegate
O Governo do Estado investiu mais de R$ 14 milhões para garantir que mais de 300 mil pessoas passassem a ter acesso à água para consumo e produção. Isso foi possível após a implantação, na barragem do município de Ponto Novo, do fusegate – uma tecnologia francesa que possibilitou o aumento da capacidade de armazenamento de água da barragem em 24%.
A tecnologia implantada em 2018, aliada ao apoio direto do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado que proporcionou, entre outras ações, a oferta de assistência técnica especializada, permitiu ainda que cerca de 145 famílias irrigantes pudessem voltar a produzir frutíferas e reativar o perímetro irrigado do município, gerando alimento e renda, além do planejamento da produção agrícola e das pequenas criações dessas famílias.
Fotos: Matheus Landim/GOVBA