Equipes do ciclismo, da ginástica e do futsal garantiram bons resultados no último final de semana em Teresina, Natal e Recife com transporte concedido pela autarquia
Seja sobre rodas, driblando ou fazendo piruetas e acrobacias, os atletas baianos foram destaques em competições regionais e nacionais no último fim de semana. Com concessão de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a delegação baiana destacou-se na 46ª Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada, em Teresina, no Piauí, e no Torneio Regional de Ginástica Rítmica Nordeste 2024, que ocorreu em Natal, Rio Grande do Norte.
Mais do que pedalar, a impressão que fica é que os ciclistas baianos voaram em sua competição. A delegação da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) conquistou o primeiro lugar na classificação geral, além de liderar o quadro de medalhas com 21 de ouro, sete de prata e sete de bronze, totalizando 35 medalhas.
O vice-presidente da Confederação Nacional de Ciclismo e chefe da delegação da FBC, Orlando Schimdt, destacou que o resultado conquistado pelos atletas da Bahia é histórico. “Fomos campeões com recorde de medalhas, recorde de pontuação e uma diferença de 501 pontos para a segunda colocada, Rondônia. É um feito histórico para o ciclismo baiano”, afirma.
A Bahia ficou com 798 pontos, liderando a pontuação também nas três variações da prova: Contra Relógio Individual (CRI); Resistência; e Circuito. Em relação ao total de medalhas (35), ficou com 23 a mais que a segunda colocada – Sergipe -, além de conquistar 16 ouros a mais que Rondônia e Pernambuco, com cinco cada, que foram as maiores Federações medalhistas douradas depois da Bahia.
Ginástica – Com apoio de três ônibus cedidos pela Sudesb, a delegação baiana da ginástica rítmica conseguiu resultados expressivos que garantiram a classificação para a etapa nacional, que será realizada em Cuiabá, no Mato Grosso, entre os dias 30 de outubro a 03 de novembro. O Torneio Regional de Ginástica Rítmica reuniu mais de 500 atletas de 47 clubes do Nordeste.
Destaque para Raiana Cerqueira, fruto da Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), um projeto social gratuito da Federação Bahiana de Ginástica (FBG), em parceria com a Sudesb, que conquistou o quarto lugar no ranking geral na competição. Para Evelin Lobo, presidente da FBG, a participação da Cagiba na disputa é um dos elementos que chama atenção.
“Esse ano a gente levou pela primeira vez a Cagiba, que é a grande surpresa, porque tivemos uma das nossas alunas, Raiana, classificada em quarta no geral e para a etapa nacional. O torneio é muito importante porque classifica para a etapa nacional, que vamos ter já uma atleta da Cagiba. É o investimento do Governo do Estado e da FBG”, comenta.
Além disso, equipes baianas garantiram o terceiro lugar na categoria Arcos – Trio Infantil (Catarina Alencar, Cristina Boaglio e Maria Moura) e o quarto lugar na categoria Trio Infantil – 3 maças (Raissa Miranda, Clarissa Dantas e Ana Clara Lira), assegurando suas vagas para a próxima fase da competição.
Evelin destaca também o desenvolvimento da modalidade no estado. “A Bahia vem se destacando cada vez mais na ginástica, com aumento na procura e na qualidade técnica dos clubes. Ver esse crescimento e o governo investindo em uma modalidade considerada cara é gratificante. O apoio da Sudesb foi crucial para que as nossas crianças pudessem competir e vivenciar momentos inesquecíveis”, comenta. Para finalizar, a expectativa da presidente é de que as atletas baianas conquistem grandes resultados na etapa nacional.
Futsal – A equipe GP Futsal/V9 EFER de Iguaí, interior da Bahia, também viajou com apoio da Sudesb para a disputa da III Taça Brasil de Clubes Sub-18 Masculino – Divisão Especial, a principal do país na categoria no último final de semana. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) aconteceu em Recife, no Pernambuco, mas já aconteceu nos anos anteriores em Salvador, mais especificamente no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, também com o apoio da autarquia estadual.
Os 25 atletas mais quatro membros da comissão técnica do time ficaram na 12a posição, o que garante a equipe em disputar novamente a primeira divisão do certame nacional no ano que vem. Esse era o objetivo inicialmente, segundo Gilvã da Silva, técnico da equipe.
“O futsal é um esporte com resultado coletivo e nós conseguimos nos manter entre a elite do futsal. Aos poucos, com o apoio da Sudesb e da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS), vamos buscar melhores resultados. Em relação à viagem, a Sudesb foi fundamental para a participação na Taça Brasil, o que nos deixou muito felizes. Muita gratidão”, pontua Gilvã.
Foto Divulgação/FBC