Representantes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) representarão Salvador no Connected Smart Cities 2024. O evento acontece nesta terça (3) e quarta-feira (4), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
A iniciativa, realizada pela Necta Gás Natural (antiga GasBrasiliano), é considerada a maior e mais importante no que se refere a conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país. O encontro acontece desde 2015, promovendo a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.
O titular da Secis, Ivan Euler, destaca a importância de receber a certificação de Cidade Resiliente na edição deste ano. Durante o evento, a capital baiana será a primeira cidade brasileira a receber este reconhecimento, que será concedido na categoria Platina, a mais alta, segundo graduação realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade responsável pelas comendas do evento.
“A ABNT possui algumas certificações: Cidade Inteligente, Cidade Sustentável e Cidade Resiliente, que será a nossa condecoração. Salvador será a primeira capital do Brasil a receber essa certificação na categoria Platina, que é a mais alta para uma cidade resiliente. Isso é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo desde 2019, com a Estratégia de Resiliência evoluindo ano a ano, e com os projetos, programas e ações para transformar a cidade. Será, portanto, um dia histórico para nós”, relata o secretário.
Tecnologia – De acordo com o titular da Semit, Samuel Araújo, ressalta que o Connected Smart Cities é um dos maiores eventos de Cidades Inteligentes do país, e que a Prefeitura de Salvador faz parte desse ecossistema, buscando contribuir, trocar ideias e discutir soluções sobre um assunto que é bastante relevante e impactante para a cidade. “Nossa expectativa para este ano é que a capital baiana permaneça em primeiro lugar entre as cidades mais inteligentes do Nordeste no Ranking das Connected Smart Cities, pois muitas ações e projetos foram implementados em nosso município”, diz.
O gestor recorda ainda a relevante premiação ocorrida em abril deste ano, na edição regional do evento. “Em abril recebemos a certificação nível Ouro da ABNT para Cidades Sustentáveis, e nível Bronze para Cidades Inteligentes. Nesta edição nacional devemos receber a última certificação planejada, Cidades Resilientes, nível Platina”, completa Araújo.
Participação – Em 2022 e 2023, a Prefeitura, por meio da Semit, recebeu o Selo Nível Ouro de Boas Práticas de Cidade Inteligente, concedido pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com as empresas Spin e Urban Systems. A premiação avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco em caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.
No evento deste ano a Semit, através da diretora de Transformação Digital, Lorena Borges, participará do painel sobre Certificações Cidades Inteligentes. Já o diretor Técnico e de Infraestrutura, Wlader Peres, da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), marcará presença em outros dois painéis: um sobre Nuvem e outro a respeito do Centro de Comando de Operações (CCO).
Em abril deste ano, Salvador recebeu o Connected Smart Cities Regional Nordeste, com mais de 900 participantes e 100 palestrantes. Na ocasião, estiveram presentes representantes de todas as capitais da região para discutir soluções e inovações que transformem os municípios em cidades mais inteligentes e conectadas.
O que é – O Connected Smart Cities é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, tem formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.