A apenas um mês da Maratona Salvador 2024, que acontece no dia 22 de setembro na região do Parque dos Ventos, na Boca do Rio, os corredores profissionais e amadores têm aproveitado a orla soteropolitana para se preparar para a prova. A ansiedade é grande entre aqueles que já estão em contagem regressiva para a competição, que já faz parte do Calendário de Turismo Esportivo da capital baiana.
Moradora de Busca Vida, em Lauro de Freitas, a nutricionista Inês Dourado, de 44 anos, participou pela primeira vez da Maratona Salvador no ano passado e correu 5k. Este ano, pela primeira vez, fará os 42k. “São cinco meses de preparação para a maratona completa. Em março passado me aventurei em aumentar o volume dos treinos e tenho amado. Meu coração está com uma mistura de emoções ao resolver fazer a minha primeira maratona na minha cidade”, disse.
O motorista por aplicativo Alex Nunes Souza, conhecido como Big Leleco, também se prepara para a primeira maratona. Aos 44 anos, o morador de Amaralina conta que iniciou no mundo das corridas com foco na Maratona do Rio de Janeiro, ocorrida em junho, mas como a modalidade é algo muito especial para ele, ele preferiu fazer a de Salvador e conta com o apoio de uma assessoria esportiva.
Para Souza, que já chegou a pesar 140kg, a corrida se tornou um estilo de vida e a expectativa é a melhor possível para “os primeiros 42km de muitos”. “Todo o trabalho que a gente tem feito nos dá ânimo em saber que a gente vai conseguir terminar. Bate aquele friozinho na barriga como um grande jogo de futebol. É um momento muito esperado, mas a gente tá muito bem preparado, tenho certeza disso. Estou um pouquinho ansioso, mas a gente vai em busca de tudo, né? São 52 quilos a menos, então vai ser um feito para mim, para a minha vida”, relatou.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, falou da expectativa para o evento. “Estamos na fase final de preparação para o maior evento de corrida de rua do Nordeste. Esses 30 dias que faltam para a realização da Maratona são ajustes finais, apenas, porque está praticamente tudo planejado e calculado para tornar essa edição ainda melhor do que a anterior, sempre nessa perspectiva de ampliar em qualidade um dos nossos principais produtos de turismo esportivo em Salvador”.
Aprimoramento – O educador físico Rafael Souza, de 36 anos, atua na preparação de aproximadamente 300 alunos na assessoria esportiva em que atua, que vão correr as diferentes distâncias da Maratona Salvador (5k, 10k, 21k e 42k). Ele afirma que o treinamento depende do volume de cada atleta. Para quem vai fazer a maratona completa, a preparação é mais longa, no mínimo de seis meses a um ano, a depender do nível de condicionamento de cada aluno.
“A corrida de rua, de modo geral, vem trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental. Então, dessa forma, estamos conseguindo atingir vários públicos de várias idades e gêneros que estão conseguindo entender o propósito que é a corrida de rua – antigamente, era simplesmente colocar um tênis e correr. Hoje já tem uma preparação, tem uma ciência por trás, tem um objetivo específico. A expectativa é sempre a melhor possível, somos transformadores de vida e estamos aqui para realizar sonhos. Então quando o aluno passa no pórtico de chegada, há a satisfação de todos pelo dever cumprido”, avaliou.
Maratona Salvador – Com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur, a corrida chega à 6ª edição e deverá reunir mais de dez mil competidores de todo o Brasil. O evento oferece provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia maratona) e 42 km (maratona).
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de setembro, através do site oficial da prova (http://maratonasalvador.com), onde é possível obter mais informações sobre a competição. Os atletas de elite interessados em participar devem enviar documentação comprobatória. Quem se inscrever tem direito a um kit com camiseta, número de peito com chip e medalha a ser entregue após a conclusão da prova.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS