Cerca de 40 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Luís Anselmo, em Brotas, tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (29). O grupo participou de uma visita ao Observatório das Baleias no Farol da Barra e no Forte Santa Maria, na Barra. A turma abriu o ciclo de visitações que compreende seis unidades de ensino de diferentes Gerências Regionais de Educação (GRE) da cidade, que terão a oportunidade de conhecer mais sobre as baleias, além da possibilidade de ver os cetáceos desfilando na Baía de Todos-os-Santos.
A supervisora da Gerência de Inclusão e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fernanda Siqueira, afirma que as visitas devem ocorrer inicialmente com alunos de escola de tempo integral, que já desenvolvem projetos internos sobre a importância da preservação ambiental, apreciando a natureza e a cidade. “Todos eles ficam muito empolgados quando a gente faz qualquer ação em campo, principalmente quando ocorre em pontos turísticos, que eles normalmente não acessam. Então, para eles, é a melhor oportunidade. Eles sempre se empolgam e pedem para voltar”, conta.
A diretora da escola, Cristina Santos de Souza, conta que a excursão traz como principal objetivo os benefícios para o aprendizado, principalmente em relação à preservação do meio ambiente. “Toda aula prática é muito importante para o aprendizado, porque eles veem exatamente o que discutem em sala. A visitação da Baleia Jubarte é espetacular, porque é uma raridade, então é muito encantador a expectativa em ver uma baleia. Só sair do espaço escolar é um prazer, eles ficam em festa”.
A aluna Samara Palma, de 11 anos, afirmou que o passeio a fez aprender muitas coisas sobre a jubarte e ter a possibilidade de tirar fotos. “A aula prática fora da escola reforça o aprendizado e dá para distrair um pouquinho”, diz.
Aluna do 4° ano, Dominique Carvalho, de nove anos, comentou sobre o passeio. “Para mim foi ótimo, uma maravilha. Eu aprendi sobre baleias, como elas respiram, e também sobre navios. A gente também subiu no Farol da Barra, tinha uma ventania muito boa, e no final fomos na praia. Eu gostaria que tivesse muito mais passeios desses”, revela.
Turismo e aprendizado – No local, as crianças puderam aprender mais sobre as baleias Jubarte, que aproveitam esta época do ano para ‘visitar’ Salvador em busca de águas mais quentes e calmas para ter os seus filhotes, amamentá-los e realizar os rituais de acasalamento. A exposição presente no Forte Santa Maria e no Farol da Barra é autoexplicativa, porém pode ser aprofundada por um monitor que acompanha as escolas e universidades que queiram agendar visita. Após essa etapa, a observação pode ser feita em um ponto fixo situado no Farol da Barra.
O coordenador do projeto, Gustavo Rodamilans, lembra que desde a fundação do projeto Baleias Jubarte, a iniciativa vem trabalhando o fomento ao turismo de observação de baleias – no ano passado, a população conseguiu ver 843 jubartes na capital baiana. “Entendemos que é uma ferramenta para a conservação dos animais, de uma forma que traz poder econômico para as cidades que exploram essa atividade. Esse é um turismo totalmente sustentável e provado cientificamente de que não causa nenhum dano ao animal”, revela.
Rodamilans reforça que Salvador tem um potencial muito grande pela quantidade de animais e pela proximidade que eles ficam da costa. “Então, não precisa sair de barco em longas viagens para poder ver as baleias. E elas chegam nesse período do inverno, então é mais uma alternativa de turismo para a cidade, na baixa estação”, completa.
Demais visitas – Nesta segunda-feira à tarde, alunos da Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, da GRE Cidade Baixa, estiveram no espaço para a visitação. Já na terça-feira (30) será a vez dos alunos das escolas municipais Irene da Costa Silva e Roberto Correira, nas GREs Cajazeiras e Pirajá, respectivamente. Por fim, na próxima segunda-feira (5), são os alunos das Escolas Municipais Hercília Moreira e Adroaldo Ribeiro, das GREs Orla e Cabula, que conhecerão mais sobre as baleias jubarte.