Depois de uma semana inteira de descanso, o Bahia vai voltar a entrar em ação pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo (21), o time recebe o Corinthians, às 16h, na Fonte Nova, em um duelo de opostos que pode recolocar o clube baiano no G4 da competição.
Tricolores e alvinegros chegam ao jogo vivendo fases completamente distintas na Série A. O Bahia inicia a rodada na 5ª posição, com 30 pontos, e mira o pelotão de frente. A equipe está empatada em pontos com o São Paulo, 4º colocado, e pode voltar à zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores.
O confronto também será a chance do Esquadrão de se recuperar da derrota em casa na última rodada. O time caiu por 2×1 para o Cuiabá e perdeu a invencibilidade como mandante no ano. Mais uma vez, o elenco azul, vermelho e branco terá apoio em massa da torcida. Todos os ingressos foram vendidos e a expectativa é a de que o público supere os 48 mil pagantes.
Do outro lado, os paulistas não vivem os seus melhores dias e estão na 17º colocação, abrindo a zona de rebaixamento. Em crise dentro e fora de campo, o Corinthians está no terceiro treinador do ano. Mano Menezes e António Oliveira passaram pelo comando antes do argentino Ramón Díaz, que estreou com vitória por 2×1 sobre o Criciúma, na última rodada.
Por sinal, o clube paulista não vence o Bahia em Salvador há dez anos – a última vez foi em 2014. O alvinegro também está entre os piores visitantes da competição. Ainda não ganhou fora de casa na Série A e conquistou apenas dois dos 27 pontos que disputou.
Apesar do cenário no rival, o lateral direito Santiago Arias prega atenção para que o Bahia não seja surpreendido novamente nos seus domínios.
“Creio que sempre teremos a mesma atitude de ganhar, de conseguir os três pontos, estamos em uma liga muito competitiva, sempre teremos rivais fortes. Já estamos em preparação para o jogo de domingo. Partida complicada, difícil, mas teremos condições, equipe e cabeça para fazer a partida e conseguir o triunfo”, disse.
O lateral está de volta ao tricolor após mais de um mês na seleção colombiana que disputou a Copa América, nos Estados Unidos. Vice-campeão, Arias se colocou à disposição de Rogério Ceni para atuar e pode ser uma das novidades. Gilberto e Cicinho também disputam a posição. O treinador será forçado a mudar a escalação.
Um dos destaques da equipe, o zagueiro Gabriel Xavier recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Já o atacante Biel machucou o tornozelo e foi vetado pelo DM. A boa notícia é que além de Arias, Everaldo está de volta após cumprir suspensão.
O camisa 9 retornará ao ataque ao lado de Thaciano. Na defesa, a tendência é a de que Cuesta forme a dupla de zaga com Kanu, mas David Duarte, Marcos Victor e Vitor Hugo também são opções. Outra mudança que o treinador deve fazer é o retorno de Juba na lateral esquerda. Na última partida, Iago Borduchi foi titular no setor.
“Essa temporada sabemos que não é fácil, equipes muito competitivas, mas somos uma equipe forte, que está pronta para brigar em cima. E obviamente, como é um sonho meu, é um sonho de todos. Jogadores, comissão técnica e torcedores. Então, se pudermos ganhar esse campeonato será muito bonito para mim e para todos”, completou Arias.
No Corinthians, Ramón Díaz tem pelo menos uma baixa confirmada. O volante Raniele, ex-Bahia, recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. O garoto Breno Bidon é o mais cotado para ficar com a vaga.
O atacante Pedro Henrique treinou normalmente durante a semana e pode ser utilizado pelo argentino. O jogador não vinha sendo usado para não bater o limite de sete jogos no Brasileirão, o que impediria a mudança para outra equipe da mesma divisão.
Por:Correio