O Palmeiras venceu o Cruzeiro na noite deste sábado, por 2 a 0, interrompendo a sequência de três vitórias do adversário. Flaco López e Gabriel Menino anotaram os gols da vitória palmeirense no Allianz Parque em duelo da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com este resultado, o Verdão segue na segunda colocação, com 36 pontos, três a menos que o líder Botafogo. O Cruzeiro, com 29, permanece em sexto.
Ambas as equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 19ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro recebe o Juventude, às 19 horas (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O Palmeiras duela com o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30.
O jogo
A primeira chance do jogo foi do Palmeiras aos dois minutos do primeiro tempo. Felipe Anderson tocou para Vanderlan, que cruzou rasteiro na área, e Flaco López desperdiçou a oportunidade de marcar. Aos seis, Vanderlan recuperou a bola na saída do Cruzeiro e tocou para Flaco, que caiu na área e pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou. O Cruzeiro assustou a defesa palmeirense aos 11 minutos. Barreal cobrou escanteio na área, Zé Ivaldo cabeceou e Weverton salvou. Pouco depois, o Palmeiras fez uma jogada ensaiada em cobrança de falta. Veiga arriscou de fora da área, desviou na zaga e saiu com perigo.
Depois de um começo de jogo com chances de marcar, o jogo seguiu mais brigado. Então, o Palmeiras abriu o placar aos 34, aproveitando um vacilo na saída de bola do Cruzeiro. Zé Rafael deu bom passe para Flaco, que finalizou da entrada da área, no canto esquerdo de Cássio, para estufar a rede. Antes do intervalo, o Cruzeiro chegou a empatar, com Lucas Silva. Contudo, após revisão do VAR, o árbitro anulou por uma falta em Zé Rafael no início da jogada.
O Palmeiras voltou para o segundo tempo dando um susto no adversário. Felipe Anderson recebeu na esquerda, finalizou e foi travado pela marcação. Por volta dos cinco minutos, Flaco López perdeu a chance de fazer o segundo. A defesa cruzeirense afastou mal, o argentino ficou com a bola dentro da área e mandou para fora. O Cruzeiro respondeu em seguida com um chute perigoso de Kaiki.
Aos 14 minutos, Arthur Gomes finalizou de dentro da área e Weverton fez boa defesa. Minutos depois, Zé Rafael recebeu de Felipe Anderson próximo da área e bateu direto para defesa de Cássio. O Cruzeiro voltou a tentar aos 35, com Vitinho, que mandou muito por cima do gol palmeirense. Aos 37, Rony avançou em velocidade e cruzou na área. Gabriel Menino chegava para concluir, mas a defesa cortou.
Pouco depois, Weverton apareceu bem para salvar uma chance do Cruzeiro. A bola rebateu em Murilo na área e ia sobrando para Matheus Pereira, mas o goleiro do Verdão chegou antes e fez a defesa. Nos acréscimos, Mauricio arriscou, bateu fraco e Cássio fez a defesa. Aos 46, Gabriel Menino ampliou para o Verdão. o camisa 25 aproveitou um erro na defesa dentro da área, ficou com a sobra e bateu cruzado para fechar o triunfo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 CRUZEIRO
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 20 de julho de 2024 (sábado)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: Abel Ferreira (técnico), Flaco López, Zé Rafael, Mauricio e Raphael Veiga (Palmeiras); Alvaro Borreal, Lucas Romero, Matheus Pereira e João Marcelo (Cruzeiro)
Público: 40.465 torcedores
Renda: R$ 3.313.743,91
GOLS
PALMEIRAS: Flaco López (aos 34 minutos do 1°T) e Gabriel Menino (aos 46 minutos do 2°T)
CRUZEIRO: nenhum
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Caio Paulista), Dudu (Mauricio) e Flaco López (Rony).
Técnico: Abel Ferreira
CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero (Robert), Lucas Silva (Matheus Henrique), Alvaro Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Kaio Jorge) e Arthur Gomes (Lautaro Díaz).
Técnico: Fernando Seabra
Por: Gazeta Esportiva
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro