Atletas do Projeto Pedal seguem conquistando títulos estaduais e nacionais
Nesta semana, um grupo composto por sete ciclistas do BMX baiano mais familiares visitaram a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para agradecer a autarquia estadual pelo fomento à modalidade e a disputa nas competições estaduais e nacionais. Seis ciclistas da base baiana do BMX oriundos do Projeto Pedal, uma parceria da Sudesb com a Associação de Bicicross de Salvador (ABS), estão entre os principais nomes do estado.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a presença e os agradecimentos dos atletas, destacando a importância que o Projeto Pedal tem para a modalidade do estado. “Atualmente, alguns dos principais nomes do BMX não só de Salvador ou da Bahia, mas do país, foram frutos do Projeto Pedal, que segue ocupando uma relevância para a modalidade, com as novas gerações passando por ele, além do papel de incentivo à inclusão da Pessoa com Deficiência no esporte presente nele”, afirma.
Entre os seis ciclistas que visitaram a Sudesb, estão os irmãos Ricardo, 12, e Arthur Pritsch, 7. Mais velho, Ricardo disputa a categoria boys 12 anos, colecionando os títulos baianos da 1ª etapa da Copa Bahia 2024 e o tricampeonato da Copa Pedal entre 2023 e 2024. Já Arthur, na categoria boys 7 anos, foi campeão da 1ª etapa da Copa Brasil 2023 e do ranking baiano no ano passado.
O pai deles, o também atleta Rogério Pritsch, que compete na categoria men 50+, aponta a relação do incentivo do BMX no estado. “Estamos aqui para agradecer o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, para o Projeto Pedal e o BMX da Bahia. Estamos muito felizes pelo que alcançamos com nossos meninos como pai de atleta e atleta nos melhores postos do BMX do Brasil e da Bahia’, comenta.
Também viajando por outros estados, na maioria deles estes atletas com a concessão de passagens aéreas e terrestres por meio da Sudesb, relata o que percebeu. “Nossa escolinha aqui da Bahia é uma das melhores do país. Então, tudo que temos aqui, nossos títulos, medalhas e posições, tem um grande apoio do Governo do Estado”, finaliza.
Dentre os demais atletas presentes, estão: João Gabriel Fontoura – categoria boys 8 anos, sendo campeão Baiano categoria Boys 6 anos 2022; Juan Miguel de Santana – categoria Boys 6 anos, sendo vice-campeão Ranking Baiano 2023, campeão 3ª Etapa Copa Bahia 2023, campeão 1ª Etapa Copa Bahia 2024 e campeão 1ª Etapa Copa Brasil 2024; Miguel Nunes – categorias Boys 13 anos e Cruiser, sendo vice-campeão Ranking Baiano 2023 e vice-campeão 1ª Etapa Copa Brasil 2024; e Yasmin Barbosa – categoria Girls 12 anos, sendo campeã 1ª Etapa Copa Bahia 2024 e campeã 1ª Etapa Copa Brasil 2024.
A mãe de Miguel, Ilka Barreto, também comemora. “Gostaria de agradecer. Esse projeto foi uma oportunidade única tanto para meu filho quanto essas crianças, que estão se desenvolvendo e recebendo títulos. Só tem a agradecer mesmo nessa parceria”.