“Muito gratificante quando conseguimos unir forças para levar políticas públicas às pessoas”. Este é um relato da coordenadora do Programa Corra pro Abraço, em Vitória da Conquista, Isabela Rosa, durante uma ação conjunta entre o Corra e o Programa Vida Melhor Urbano. A iniciativa, realizada nesta quinta-feira (11), permitiu que catadores de materiais recicláveis fossem cadastrados para acessar serviços do Governo do Estado.
A ação, promovida no bairro do Cruzeiro pelas equipes dos programas vinculados à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), será porta de entrada para que os trabalhadores por conta própria possam ter apoio em seus pequenos empreendimentos, a fim de impulsionar a geração de renda.
“Nós já atuamos no bairro com as ações de redução de danos desenvolvidas pelo Corra pro Abraço. Desta forma, criamos um vínculo com a população que trabalha com a coleta e reciclagem de resíduos sólidos no local, isso facilita a abordagem e a escuta das demandas”, completou Isabela.
Presente na ocasião, a coordenadora das Unidades de Inclusão Socioprodutiva (UNIS) do Sudoeste da Bahia, Elisângela Almeida, destacou que “esta atividade transversal realizada hoje é muito importante e, com certeza, ajudará várias famílias da localidade”.
Programa Corra pro Abraço
Ação pública de redução de riscos e danos para populações em situação de vulnerabilidade, que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados à criminalização das drogas. Em quase 11 anos de existência, o Corra é referência nacional e internacional, e atua em territórios de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Programa Vida Melhor Urbano
Atua no fomento a empreendimentos individuais e familiares da economia informal, além de apoiar um conjunto de atividades, destacando-se os arranjos produtivos urbanos de alimentação, costura, ambulantes, agricultura urbana e resíduos sólidos. Estimula a produção e a comercialização, possibilitando a ampliação da renda e o desenvolvimento social através do trabalho empreendedor, em parceria com o Governo Federal, municípios e a sociedade civil.