Tricolor disputa a liderança da Série A, enquanto o Cruzmaltino quer se afastar do Z4; bola rola às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova
Brigando em polos opostos da Série A do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vasco duelam nesta quarta-feira (26), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 12ª rodada da competição. A bola começa a rolar às 21h30 (de Brasília).
O Tricolor de Aço está na disputa pela liderança do certame. Terceiro colocado com 21 pontos, o time treinado por Rogério Ceni até pode terminar a rodada na ponta. Para isso, precisa vencer o Cruzmaltino, torcer para as derrotas de Flamengo e Palmeiras e tirar um saldo de quatro gols em relação ao Rubro-Negro carioca.
O Vasco, por outro lado, quer se afastar de vez da zona de rebaixamento. Neste momento, o clube ocupa a 15ª posição, com 10 pontos, e uma simples vitória o impede de entrar no grupo dos quatro últimos colocados. Se empatar ou perder, no entanto, terá de “secar” Atlético-GO, Vitória e Corinthians.
Bahia imbatível na Fonte Nova
O Bahia vive um grande momento e tem feito da Arena Fonte Nova seu caldeirão. A única derrota do Tricolor em seus domínios na temporada ocorreu na primeira rodada do Campeonato Baiano, para o Jequié-BA.
Na ocasião, porém, o clube escalou uma equipe sub-20, já que o elenco profissional estava fazendo pré-temporada em Manchester, na Inglaterra. Desde então, são 16 vitórias e dois empates em 18 jogos – aproveitamento de 92,5%.
Vasco “sem técnico”
O Vasco, por sua vez, implora por uma recuperação no Brasileirão. Ainda sem definir se o interino Rafael Paiva continuará como técnico, o time vem de goleada sobre o São Paulo, por 4 a 1.
Desde a demissão do português Álvaro Pacheco, o clube está atento ao mercado. As dificuldades para encontrar um profissional, contudo, deram sobrevida ao interino.
Longo tabu
O Bahia também defende, nesta quarta, um longo tabu contra o adversário carioca. O time tricolor não é derrotado pelo Cruzmaltino na Arena Fonte Nova, palco do confronto, desde 1987.
Em Salvador, o tabu é menor: há 12 anos, o Vasco venceu o Esquadrão no estádio de Pituaçu. À época, a Fonte estava sendo reconstruída para a Copa do Mundo de 2014.
Desfalques
Do lado tricolor, o técnico Rogério Ceni só não poderá contar com o lateral-direito Santiago Arias, convocado pela Seleção da Colômbia para a Copa América, e com o volante Nicolás Acevedo, que se recupera há seis meses de uma lesão no joelho.
O Vasco, por sua vez, ainda não poderá contar com o meia Dimitri Payet. Com lesão grau 2 na coxa direita, o francês segue entregue ao departamento médico. Jair e Paulinho, também machucados, não ficarão à disposição.
O técnico interino Rafael Paiva, em contrapartida, terá os retornos do volante Zé Gabriel e do lateral-esquerdo Victor Luís, que cumpriram suspensão contra o São Paulo. Galdames também estava à disposição, mas não foi relacionado por opção do comandante cruzmaltino.
Bahia x Vasco
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon, Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Estrella; Adson, David e Vegetti.