O São João da Bahia é reconhecido pelas comidas típicas, forró e clima festivo. Nessa época, muitos viajam para o interior do estado, o que exige atenção redobrada dos condutores que deixam a capital. Para amenizar os riscos e elevar a segurança de quem circula pelas estradas, o Governo do Estado realiza investimentos em todas as regiões e o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) atua intensivamente em ações de educação para o trânsito e de fiscalização. Em 2024, as operações de fiscalização do órgão foram ampliadas e acontecem nos arredores de municípios cujas festividades atraem milhares de pessoas.
Dados da Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) apontam que entre 2021 e 2023 o número de acidentes reduziu 4% nas estradas baianas. O Detran-BA trabalha para aumentar essa redução e orienta os viajantes para que aproveitem os festejos com maior segurança.
Dentre os cuidados, antes mesmo de pegar a estrada, a recomendação é realizar o planejamento da viagem e uma revisão geral no carro, além da checagem dos documentos. Os sinistros de trânsito são o resultado de falhas humanas, o que significa que podem ser evitados. Com isso, as recomendações são: atenção aos limites de velocidade, se for dirigir não beba, não arrisque usar o celular ao volante e mantenha atenção ao uso do cinto de segurança por todos ocupantes do veículo.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, afirma que “é dever de todos manter a segurança no trânsito e preservar vidas. As ações que estão sendo realizadas pelo Detran-BA têm o objetivo de estimular a consciência de cada um para maior segurança nas rodovias, nessa época. Quem vai levar as crianças, é fundamental que o automóvel esteja adaptado com a cadeirinha para aquelas menores de sete anos”, enfatizou.
Educação e Fiscalização
Além das dicas para adoção de cuidados nas estradas, o Detran-BA promove ações de educação para o trânsito, iniciando hoje (13) no Camaforró, em Camaçari (RMS), e segue até o dia 30 de junho, por todas regiões do estado. Dentre as medidas preventivas adotadas pelo órgão estão as blitzes educativas, que acontecerão na capital e interior com distribuição de informativos.
Já as fiscalizações acontecerão nas principais vias de acesso às festas. Esse ano, o Detran-BA ampliou o deslocamento do efetivo e conta com apoio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual e Polícia Militar. Os trabalhos serão executados a partir de bases fixas instaladas em Salvador, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Dias D´Ávila e Simões Filho. Todas essas ações têm o intuito de conscientizar a população sobre os perigos de combinar atitudes imprudentes no trânsito e, consequentemente, evitar os sinistros, preservando vidas.