Para participar da Copa Brasil de BMX 2024, que acontece em Brasília, no Distrito Federal, neste sábado, 27, e domingo, 28, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), apoiou a delegação baiana de bicicross com a concessão de transporte para a capital federal.
A viagem inicia em Salvador nesta quinta-feira, 25, à noite, com 39 pessoas. Destas, são 28 atletas e 11 acompanhantes das cidades de Salvador, Feira de Santana, Itaberaba e Lauro de Freitas. Do total de atletas, estão incluídos 15 alunos do Projeto Pedal, que oferece aulas gratuitas da modalidade numa parceria da Sudesb com a Associação de Bicicross Salvador (ABS).
Eles vão disputar a competição de ranking classe C2 do calendário nacional da Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC), a segunda prova com maior pontuação. O treinador Leonardo Gonçalves ressalta que a Bahia costuma ter um bom histórico na competição.
“A expectativa é muito boa para alcançar os melhores resultados, vencer algumas categorias e ficar no top 3 em muitas categorias. Temos um histórico muito positivo de chegar a muitas finais nessas disputas”.
Entre os destaques da delegação baiana estão Isabella Hardmann, de 09 anos, e Yasmin Santos, 12, no feminino; e, no masculino, Ícaro Barbosa, 16, e Gilvan de Jesus, que compete na categoria Master.