Teve início nesta quarta-feira (17), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Fórum Comércio & Industria Lixo Zero e reuniu especialistas, ativistas ambientais, empresários e representantes da sociedade civil. A ação é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero, Sindicato do Comercio de Camaçari e Região (Sicomércio), Fieb, Band, Instituto Rever e o governo do estado da Bahia com o objetivo de discutir estratégias para reduzir a geração de resíduos, promovendo o reuso de materiais e destacando como essas práticas benéficas não só impactam positivamente o meio ambiente, mas também o seu local de trabalho.
A abertura do evento teve a participação da empresária, Vice-Presidente da Fecomércio, presidente do Sicomério de Camaçari e Região, representando o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari, Candeias, Mata de São João, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Dias d’Avila, Lauro de Freitas, Simões Filho e apresentadora do Programa A Dona do Olhar Aguçado, Juranildes Araújo. “Esse evento é um marco na busca por práticas sustentáveis e responsáveis em nossas empresas e negócios. Neste ambiente de ideias inovadoras e comprometimento com o futuro do nosso planeta, vamos juntos explorar soluções, compartilhar experiências e inspirar-nos mutuamente. Que cada palestra, cada debate e cada conexão aqui estabelecida nos conduza a um caminho de transformação positiva, rumo a um mundo verdadeiramente Lixo Zero”, destacou Juranildes Araújo.
“Nosso objetivo é engajar líderes, tomadores de decisões políticas e a sociedade civil na discussão e ação em prol do lixo zero, conforme estabelecido pela legislação vigente. Estamos comprometidos em abordar os desafios enfrentados pelas cidades no gerenciamento de resíduos e identificar oportunidades para promover a redução, reutilização e reciclagem, influenciando a formulação de políticas públicas e leis que incentivem a adoção de práticas para alcançar o objetivo do lixo zero”, afirmou Rodrigo Sabatine, presidente do Instituto Lixo Zero
Além da empresária, o período da manhã teve a participação de Leonice Brasil, representante da Rainha da Sucata, além de embaixadora auditora e consultora Lixo Zero; Rodrigo Sabatine, presidente do Instituto Lixo Zero; Vânia Almeida, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); Luíza Denardin, diretora de projetos do Instituto Lixo Zero; Augusto Correia Lima, diretor executivo da Band Norte e Nordeste; Iaraci Dias, diretora de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema; Juliana Paes, especialista em planejamento urbano e deputada Ludmila Fiscina (PV).
A tarde foi dedicada à entrega de certificados a cooperativas e entidades reconhecidas pelas boas práticas no campo da sustentabilidade. Ao longo desta quinta-feira (18), está prevista a realização de palestras, workshops interativos e atividades culturais.
O fórum também foi palco de uma apresentação Cultural do Grupo Eterna Juventude da 3ª idade, coordenado pelo artista plástico, Joaquim Assis.
Fotos: Jonatas Pereira