Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo foram os palcos em que os atletas baianos foram buscar suas conquistas neste fim de semana com o apoio de passagens aéreas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). As modaldiades do judô, do surf, tênis de mesa, muaythai e calistenia tiveram resultados importantes e de destaque em nível nacional.
A delegação baiana de judô trouxe grandes resultados no Campeonato Brasileiro de Judô Região III, que foi disputado neste fim de semana no Rio de Janeiro. Dos 115 judocas da capital e do interior, a Bahia ficou em terceiro lugar no ranking geral com 13 medalhas de ouro, sete de prata e 27 de bronze, como a melhor marca na atividade regional, segundo a Federação Baiana de Judô (Febaju).
O judoca Arthur Viana foi campeão masculino na categoria meio-pesado (-90kg), na classe sub-18. Já a atleta Maria Helena Henriques conquistou o terceiro lugar na categoria meio-pesado (-70kg), classe sub-18. Ambos os atletas viajaram para competição com apoio da Sudesb através de passagens aéreas.
Surf – Os atletas baianos do surf também se destacaram no Circuito Brasileiro Master, que aconteceu no município de Navegantes, em Santa Catarina, entre os dias 04, última quinta-feira, e 07 de abril, último domingo.
O destaque da Bahia foi Wallace Sampaio, que conquistou o vice-campeonato na categoria Grand Master e é forte candidato ao título nacional. Na categoria Grand Kahuna, quem ficou com a terceira posição foi o surfista baiano Marcelo Alves. Outros atletas da Federação Baiana de Surf (FBSurf) também conseguiram posições de destaque mesmo fora dos pódios, segundo o presidente da FBSurf, Marcelo Barros.
Tênis de Mesa – O tenista da Bahia, Iuki Cauan, viajou rumo a Recife para a segunda edição do TMB Challenge Plus e trouxe de volta o prêmio de campeão sub-21. O atleta também ficou em terceiro lugar no Rating C e no Absoluto A, principal categoria do evento e que é considerada uma das mais fortes do país.
Calistenia – O atleta baiano de calistenia – esporte em que se usa o peso do próprio corpo para realizar exercícios físicos – Ronielson Oliveira, ficou com o primeiro lugar do Free Style intermediário no Classic South America/Calistenia Games, que aconteceu em São Paulo neste fim de semana. Na mesma competição, o também baiano Luan dos Santos ficou em 3º na modalidade estático. Eles mais Wallace Santos viajaram com o apoio da Sudesb para a competição que garante importantes pontos nos rankings da modalidade.
Muaythai – A delegação baiana, composta por 15 atletas, foi a campeã geral do Sul-Americano e Brasil Open de Muaythai no último domingo, 07, na Expo Center Norte, em São Paulo, durante a 10ª edição do Arnold Esportes, uma das maiores feiras fitness e de esportes de luta da América Latina. Ao todo, foram seis medalhas de ouro e três de prata no evento organizado pela Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT).
Da delegação, os atletas Caio Souza e Caique Matos fazem parte da equipe de treinamento do projeto Núcleos de Esportes de Luta e Combate, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma. Os treinadores da equipe. Hilton Matos e Júnior Matos, também fazem parte do corpo técnico do projeto. Além deles, toda a equipe faz treinos regulares no equipamento da Sudesb por meio da parceria com a Federação Baiana de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT).