O “Ciência na Mesa 1: Inovações para a Agricultura Familiar no Estado da Bahia”, edital que tem o objetivo de financiar novas tecnologias para a produção de alimentos saudáveis e garantir a autonomia das famílias rurais, foi prorrogado até 2 de abril de 2024.
A iniciativa investirá R$ 10 milhões para apoiar projetos inovadores e aprimorar tecnologias já existentes voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, com foco no combate à fome, na promoção do bem-estar no trabalho rural e na melhoria da produção de alimentos saudáveis. A ação é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa Do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Todos os inscritos deverão indicar uma instituição da agricultura familiar beneficiária dos resultados e envolver ao menos uma instituição da Rede de Educação Profissional composta pelos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps), Centros Técnicos de Educação Profissional (Ceteps) e Escolas Família Agrícola (EFAs). Aliado ao Bahia Sem Fome, o edital faz parte do conjunto de ações estratégicas do Ciência na Mesa, que vai investir na expansão de iniciativas ligadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e resiliência climática.
Para apresentação das propostas, os pesquisadores interessados deverão preencher, concluir e assinar Formulário de Apresentação da Proposta (FAP) disponível em www.fapesb.ba.gov.br.