Como parte das estratégias de enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Saúde, ampliou a oferta da vacina e passa a atender crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A medida foi tomada em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, que oficializou a ampliação da faixa etária.
As atividades acontecem em todas as Unidades de Saúde, das 08h às 16h, e no ato da vacinação, a criança precisa estar acompanhada dos pais e/ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina, CPF e cartão SUS.
“Esta medida se faz necessária para que alcancemos números mais expressivos de pessoas imunizadas contra a dengue. Os casos da doença têm aumentado em todo o país, por isso, a gestão do nosso prefeito Diogenes Tolentino tem se empenhado não só em facilitar o acesso à vacina, mas em combater possíveis criadouros do mosquito.”, afirma a secretária Iridan Brasileiro.
De acordo com a Saúde, com o recebimento de novos lotes, o público será ampliado gradativamente e a vacinação tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. O órgão ainda alerta que os cuidados para combater o Aedes aegypti continuam sendo fundamentais e necessários.
Confira algumas dicas para a eliminação de criadouros do Aedes aegypti: Eliminar pratos de plantas ou usar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; Retirar objetos que acumulem água nos quintais, como potes e garrafas; Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; Tampar ralos; Manter o vaso sanitário sempre fechado; Identificar sinais de umidade em calhas e lajes; Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.