Nesta quinta-feira (14), a partir das 18h, acontece no Teatro Sesc Senac Pelourinho o lançamento do documentário “Ocean Ride: da Bahia para a NASA”. Produzido pela Equipe Cafeína, formada por jovens universitários baianos que representaram o Brasil de forma inédita na maior maratona de inovação do mundo, a NASA Space Apps Challenge, o documentário apresenta uma jornada inspiradora que captura a conquista do grupo.
O documentário narra ainda a emocionante viagem da equipe aos Estados Unidos, onde foram convidados pela NASA para apresentar a inovadora solução: o dispositivo “Ocean Ride”, que tem como objetivo primordial a limpeza dos oceanos, por meio da coleta de microplásticos, abordando assim um dos desafios ambientais mais latentes da atualidade.
Além de destacar a trajetória da Equipe Cafeína desde a Bahia até instituições de renome como Harvard e MIT, o documentário ressalta o compromisso com a educação e o impacto global desta iniciativa. É mais uma comprovação do potencial transformador da juventude baiana e brasileira no cenário nacional e internacional. O documentário foi apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).
De acordo com a secretária da Semdec, Mila Paes, a cidade possui um grande potencial na geração de talentos e tem se destacado como um polo natural de criatividade, inovação e empreendedorismo. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico acredita muito neste processo para estruturar os novos vetores econômicos da nossa terra, preparando as bases para a economia não só do presente, mas a economia do futuro, que passa por inovação, por tecnologia, por criatividade, por soluções disruptivas, mas principalmente, pelas pessoas, pelo povo soteropolitano”, disse.
Salvador LAB – No último ano a Semdec lançou o Projeto Salvador LAB, que visa transformar Salvador no maior laboratório empreendedor de alto impacto do Brasil, em uma parceria direta com as universidades, setor público e iniciativa privada na geração de soluções inovadoras que possam potencializar a economia em nossa cidade.
“Iniciativas como a Equipe Cafeína são a prova de que temos boas ideias, que Salvador é uma cidade inovadora e criativa por natureza, que os jovens precisam de oportunidades e, mais do que isso, precisam de apoio e investimento para que ideias com o Ocean Ride não morram e possam acontecer na prática”, explica a secretária.
“É neste sentido que a Semdec se posiciona e é por isso que estamos aqui, mais do que uma apoiadora, mas como entusiasta desses jovens que já fazem a diferença em suas comunidades, que já impactam positivamente a vida de milhares de pessoas e que com certeza irão contribuir para um futuro melhor por meio das muitas soluções que desenvolvem, de Salvador para o mundo”, finalizou.
Foto: Divulgação