Na última segunda-feira (26), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou de um evento sobre a “Economia do Mar” a bordo do navio Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”. O especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema, Rosalvo Júnior, representou o secretário no encontro.
Durante o evento, o Comandante do 2° Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, ministrou a primeira palestra sobre a “Economia do Mar e a Bahia”. Em seguida, Eduardo Athayde, coordenador da Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia, apresentou a segunda palestra abordando a “Importância da Baía de Todos-os-Santos como sede da Amazônia Azul”, complementando as informações do primeiro palestrante.
Rosalvo Júnior entregou ao Comandante do 2° Distrito Naval uma versão impressa da publicação “Bahia Análise e Dados (BAD) Economia do Mar”, elaborada pela Sema e pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
“O Vice-Almirante expressou satisfação com a existência da publicação e prometeu ler todo o conteúdo. Durante o evento, também destaquei a aprovação do Projeto de Lei 25.085/2023 pela Assembleia Legislativa do estado da Bahia (ALBA), de autoria do Deputado Eduardo Salles, que cria a Política Estadual de Incentivo à Economia do Mar como estratégia de desenvolvimento socioeconômico do estado”, ressaltou o especialista.
O governo da Bahia, por meio da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Inema), tem se dedicado ao diálogo sobre a Economia do Mar há bastante tempo. Isso inclui a publicação impressa entregue no evento, disponível também em formato digital, bem como propostas concluídas na primeira versão da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro e seu respectivo plano. Além disso, foram realizadas as Escutas Territoriais do GERCO entre 2016 e 2023 na Zona Costeira e Marinha da Bahia, por ocasião da entrega qualificada de outra publicação chamada “Caminhos para Construir um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro”.