De volta ao Barradão após três jogos fora de casa, onde somou dois empates e uma derrota, o Vitória venceu o ABC por 3 a 1, neste sábado (10), pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Os gols do confronto foram marcados por Osvaldo, Caio Vinícius, Willian Oliveira pro Vitória e Douglas pro ABC. Esse foi o 16º jogo de invencibilidade do Rubro-Negro no Barradão, local onde não é derrotado desde 11 de junho do ano passado, quando perdeu para o Criciúma pela 12ª rodada da Série B.
Com o resultado, o Vitória, que jogou desfalcado de jogadores como o goleiro Lucas Arcanjo, o lateral-esquerdo Patric Calmon e o volante Dudu, chegou aos 4 pontos no Grupo A da Copa do Nordeste. Agora, o time do técnico Léo Condé ocupa a segunda colocação da chave, atrás do Botafogo-PB, que venceu os seus dois jogos até aqui. Neste domingo (11), o Leão pode ser ultrapassado pelo CRB, que enfrenta o Fortaleza, no Rei Pelé, e o Ceará, que encara o Altos, no Castelão, no fechamento da 2ª rodada do torneio regional.
O próximo compromisso no calendário rubro-negro também será pela Copa do Nordeste, dessa vez contra a Juazeirense, na próxima quarta-feira (14), 21h30, no Adauto Moraes, em Juazeiro. Depois de enfrentar o Cancão de Fogo, o Vitória fará três jogos seguidos no Barradão. O Leão encara o Bahia e o Atlético de Alagoinhas, dias 18 e 24, respectivamente, pelo Campeonato Baiano, e o Náutico, dia 28, pela “Lampions League”.
A partida deste sábado também marcou a estreia do meia Daniel Júnior com a camisa do Vitória. O jogador entrou aos 33 minutos do 2° tempo no lugar de Matheusinho.
O JOGO
Estreando seu novo uniforme, exclusivo para a disputa da Copa do Nordeste 2024, o Vitória começou dominando as ações ofensivas da partida e chegou com mais perigo aos 8 minutos. Iury Castilho recebeu pela esquerda e fez boa tabela com Matheusinho. O atacante chutou da meia lua e a bola passou por cima do gol do ABC.
Osvaldo abre o placar
O domínio rubro-negro se transformou em vantagem aos 20 minutos. O volante Willian Oliveira fez grande lançamento para Osvaldo, que recebeu em velocidade e finalizou com categoria para vencer o goleiro Carlos Eduardo. Estava aberto o placar no Barradão.
ABC perde grande chance
Aos 30 minutos, o ABC teve uma grande chance para empatar a partida. Após escanteio cobrado pela direita, pelo veterano Wallyson, Daniel Cruz apareceu dentro da área rubro-negra, mas cabeceou para fora.
Caio Vinícius amplia
Apesar de sofrer algumas chegadas sem tanto perigo do ABC, o Vitória abriu 2 a 0 no Barradão aos 36 minutos. Iury Castilho cruzou na medida para Alerrandro chegar finalizando. No rebote de Carlos Eduardo, Caio Vinícius, que substituiu Dudu, empurrou para o gol vazio.
No fim do 1° tempo, aos 48′, o ABC teve um bom contra ataque, mas o zagueiro Wagner Leonardo, em grande intervenção defensiva, bloqueou o chute do atacante Daniel Cruz.
2° tempo
Na 2ª etapa, a primeira grande chance de perigo foi do ABC. Diego Jardel cruzou pela direita e Richardson cabeceou muito próximo de Muriel. Com bom reflexo, o goleiro rubro-negro fez uma defesaça e evitou o gol alvinegro.
Aos 22 minutos, o técnico Léo Condé promoveu as suas primeiras substituições: Osvaldo e Alerrandro deram lugares a Zé Hugo e Everaldo, respectivamente.
Pressão do Vitória
Aos 28′, o Vitória bombardeou o gol do ABC. Primeiro, Carlos Eduarado defendeu cobrança de falta de Zeca. No rebote, Zé Hugo bateu para mais uma defesa. Em seguida, foi a vez de Camutanga experimentar de fora da área e Carlos Eduardo realizar mais uma vez.
Nasceu o terceiro
Aos 30 minutos, o Leão chegou ao 3 a 0 após cobrança de falta de Matheusinho, que colocou na cabeça de Willian Oliveira. O volante rubro-negro deu excelente toque de cabeça para fazer o terceiro gol do Vitória na partida.
Estreia no Leão
Aos 33 minutos do 2° tempo, o meia Daniel Júnior entrou no lugar de Matheusinho e fez a sua estreia com a camisa do Vitória. Na mesma substituição, o zagueiro colombiano Cristián Zapata entrou na vaga de Camutanga.
Diminui o ABC
Aos 35′, o ABC conseguiu balançar as redes do Vitória após boa jogada de Douglas, que passou para Parraguez na direita. O atacante alvinegrou cruzou na medida para o próprio Douglas vencer o goleiro Muriel.
Aos 42 minutos, Zé Hugo invadiu a área pela esquerda, puxou pro pé direito e bateu colocado. A bola passou com perigo por cima do gol de Carlos Eduardo. Logo depois, Condé fez a sua última substituição na partida, colocando Caio Dantas no lugar de Iury Castilho.
FICHA TÉCNICA
Vitória 3×1 ABC
Copa do Nordeste – 2ª rodada
Local: Barradão
Data: 10/01/2024 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Nairon Pereira de Lira
Assistentes: Fernando Antônio da Silva Júnior e José Romão da Silva Neto
Cartões amarelos: Richardson (ABC)
Gols: Osvaldo aos 20 e Caio Vinícius aos 35 minutos do 1° tempo; Willian Oliveira aos 30′ e Douglas aos 35′ do 2° tempo.
Vitória: Muriel; Zeca, Camutanga (Zapata), Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Caio Vinícius e Matheusinho (Daniel Júnior); Osvaldo (Zé Hugo), Iury Castilho (Caio Dantas) e Alerrandro (Everaldo). Técnico: Léo Condé.
ABC: Carlos Eduardo; Yuri Ferraz, Richardson, Thiago Spice e Romário; Amaral (Douglas), Randerson e Sammuel (Parraguez); Ruan, Wallyson (Diego Jardel) e Daniel Cruz. Técnico Rafael Lacerda.
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE