A Prefeitura de Salvador promove ações de proteção dos direitos das crianças e dolescentes durante o Carnaval, com foco no combate ao trabalho infantil. Com a campanha “Criança Não é Mão de Obra”, as equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) têm realizado buscas ativas nos principais circuitos da folia, além da festa realizada em bairros da cidade, visando identificar e intervir em situações de vulnerabilidade e violações de direitos.
Segundo explicou o titular da Sempre, Júnior Magalhães, crianças e adolescentes identificados estão sendo encaminhados para a rede socioassistencial e outras políticas públicas destinadas a garantir seus direitos.
“A gente tem tido uma atenção muito especial com a frente de combate ao trabalho infantil. Não podemos normalizar esse assunto, não podemos permitir que as crianças percam sua infância e inocência e ainda fiquem submetidas a atividades de risco”, disse Magalhães.
Ele ressaltou ainda que, além da conscientização, a Prefeitura tem oferecido acolhimento através do Salvador Acolhe, garantindo segurança e alimentação digna. Vale mencionar que a Sempre integra o Plantão Integrado junto a outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, funcionando das 8h30 às 3h, assegurando uma abordagem abrangente e coordenada para garantir a proteção das crianças e adolescentes durante os festejos.
Neste sábado (10) de Carnaval, uma das equipes da Sempre realizou uma vistoria no circuito Osmar, com intuito de conscientizar famílias sobre os locais de acolhimento.
Foto: Joka Gueiros/ Secom PMS