A Portuguesa perdeu para o Red Bull Bragantino, na noite desta quarta-feira (24), por 2 a 1, no Canindé, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. A Rubro-Verde marcou o gol com Henrique Dourado, enquanto Nathan Mendes e Eduardo Sasha anotaram os gols do time do interior paulista no embate.
Com este resultado, a Lusa cai para a segunda posição, com três pontos, mesma pontuação do Santos, que enfrenta a Ponte Preta na quinta-feira (25), mas leva a pior nos critérios de desempate.
A Portuguesa foi a campo com uma mudança em relação a equipe que enfrentou a Inter de Limeira, na última rodada. Marquinhos Pedroso, que sofreu um mal-estar durante o embate diante do time do interior, não foi relacionado e Eduardo Diniz ganhou a vaga entre os 11 titulares.
Além disso, o zagueiro Marco Antônio, último reforço anunciado pela Rubro-Verde, foi a novidade no banco de reservas.
O JOGO
O confronto teve início com o Red Bull Bragantino apostando em jogadas pelo lado direito. Contudo, a Rubro-Verde fazia uma marcação sob pressão e tentava criar oportunidades com jogadas em velocidade. Aos nove minutos ocorreu o primeiro chute a gol. Chrigor recebeu o passe e arriscou, mas foi rasteiro e o goleiro fez a defesa.
Porém, dois minutos depois, o Bragantino conseguiu abrir o placar. Luan Cândido fez um lançamento do meio-campo e encontra, dentro da área, o lateral-direito Nathan Mendes. Ele cabeceou para o gol e fez o gol. Na análise do VAR, o juiz validou o tento.
Atrás no placar, a Rubro-Verde manteve a pressão e passou a chegar mais na meta do goleiro Cleiton. Aos 21, Victor Andrade, andou, fintou e chutou. O camisa 1 adversário fez a defesa.
Apesar do equilíbrio, o RB chegou ao segundo gol, aos 29. Em boa triangulação entre Helinho, Lucas Evangelista e Eduardo Sasha, Sasha recebeu na ponta direita da área, tocou para Lucas Evangelista, que passou para Helinho. Na lateral direita, Helinho tocou rasteiro para o centro da área e Sasha fez o gol.
A Rubro-Verde teve outra boa oportunidade de descontar. Aos 45, Chrigor mandou um passe rasteiro para Dudu Miraima, que arriscou, de fora da área. Contudo, o goleiro fez a defesa.
No segundo tempo, ambas as equipes fizeram alterações. Enquanto a Lusa promoveu a entrada de Guilherme Augusto no lugar de Felipe Marques, o que deslocaria Chrigor para a beirada, o Bragantino fez duas mudanças. Matheus Fernandes e Andres Hurtado entraram em campo nas vagas de Jadsom e Nathan Mendes.
Com apenas dois minutos de jogo, a Portuguesa teve uma grande chance de jogo. Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Eduardo Diniz cruzou e Quintana, de cabeça desviou. Contudo, o goleiro Cleiton fez a defesa.
O Bragantino também teve outra grande oportunidade de aumentar o placar. Aos 16, Jadsom lançou para Helinho, dentro da área. O atacante dominou, girou e bateu forte para o gol, mas a bola carimbou a trave.
Aos 23, um lance polêmico ocorreu no jogo. Giovanni Augusto fez jogada individual, entrou na área, foi limpando a marcação e bateu para o gol. A bola desviou e saiu para escanteio. Contudo, antes, houve um toque de mão na bola. Com isso, o juiz pediu a análise no VAR e, em seguida, anotou o pênalti e expulsou Andres Hurtado. Na cobrança, Henrique Dourado chutou rasteiro, no lado direito do gol, para diminuir a desvantagem.
O tento fez com que a Rubro-Verde se lançasse ainda mais ao ataque e buscasse o empate. Aos 33, após cruzamento de Victor Andrade na área, Douglas Borel dominou na segunda trave, limpou a marcação e bateu para o gol. Cleiton fez grande defesa e evita o empate.
A Portuguesa teve outra grande chance de empatar. Aos 45, em cruzamento na área, Henrique Dourado arriscou, de cabeça, e a bola passou, com perigo, na meta do goleiro Cleiton.
A Portuguesa volta a campo neste sábado (27), quando tem pela frente o primeiro clássico da temporada. A Rubro-Verde encara o São Paulo, às 18h, no Morumbi.
PORTUGUESA
Thomazella; Douglas Borel (Maceió), Quintana, Patrick e Eduardo Diniz (Rone); Zé Ricardo (Ricardinho), Dudu Miraíma e Chrigor (Paraizo); Victor Andrade, Henrique Dourado e Felipe Marques (Giovanni Augusto).
Técnico: Dado Cavalcanti
RB BRAGANTINO
Cleiton; Nathan Mendes (Andres Hurtado), Léo Ortiz, Lucas Cunha e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Jadsom Silva), Lucas Evangelista e Luan Cândido; Helinho (Laquintana), Henry Mosquera (Gustavinho) e Eduardo Sasha (Thiago Borbas).
Técnico: Pedro Caixinha
Público: 2.785 pagantes
Renda: R$ 91.450