No pontapé inicial da temporada 2024, o Vitória derrotou o Jacuipense por 1 x 0 no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe (BA). Na noite desta quarta-feira (17), Iury Castilho marcou o único gol da partida e deu os primeiros três pontos para o Leão no Campeonato Baiano.
Com o resultado positivo, o Rubro-Negro foi para a terceira colocação e vai permanecer no G-4 até o fim da primeira rodada. Além disso, o Leão quebrou um tabu de três anos sem vencer em estreias do Baianão.
No próximo confronto, o Vitória recebe o Bahia de Feira no sábado (20). A bola rola às 16h, no Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Estadual.
O JOGO
Primeiro tempo
O jogo começou com o Vitória pressionando a saída de bola do Jacuipense para aproveitar o erro do adversário. Aos nove minutos, Matheuzinho interceptou um passe errado no campo de ataque, a bola sobrou para Caio Dantas que saiu de cara, mas o centroavante chutou em cima do goleiro. O Rubro-Negro seguiu controlando a partida e conseguiu abrir o placar com golaço de Iury Castilho. Apesar de não ter tido a posse da bola na maioria das vezes, o Leão não deu espaços para a Jacupa, continuou dominando as ações e criou chances para ampliar o marcador com Osvaldo. Fim do primeiro tempo com o Vitória em vantagem.
Aos nove minutos, Matheuzinho pressionou a saída do Jacuipense e interceptou o passe do zagueiro Vitor Salvador. A bola sobrou para Caio Dantas, que chutou na saída de Marcelo, mas o goleiro fez a defesa.
Gol do Vitória! Aos 23, Osvaldo recuperou a bola e soltou uma bomba, que explodiu no travessão. No rebote, após Dudu ganhar a disputa com a zaga, Iury Castilho pegou de primeira e estufou as redes do Leão do Sisal.
Aos 33 minutos, Osvaldo puxou contra-ataque pela direita e tocou para Caio Dantas na entrada da área. Porém, o camisa nove não pegou bem na bola e mandou longe da meta defendida pelo goleiro Marcelo.
Aos 37, Matheuzinho avançou pela esquerda, fez o cruzamento, mas a zaga afastou. Na sobra, Osvaldo arriscou, porém a bola desviou na defesa e foi para escanteio.
Nos acréscimos, o Rubro-Negro recuperou a posse da bola mais uma vez no campo de ataque e partiu em direção ao gol. Na sequência, Osvaldo bateu forte, mas Marcelo fez a defesa.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Vitória continuou com o ímpeto ofensivo para ampliar o marcador. O Jacuipense não ofereceu perigo e seguiu dando espaços, mas o Leão não acertava o último passe. Aos 27 minutos, Eudair cobrou falta e obrigou Lucas Arcanjo a fazer sua primeira defesa no jogo. Após a entrada de Zé Hugo, o Rubro-Negro concentrou suas ações pela esquerda e a maioria das jogadas eram por aquele lado. O Vitória voltou a assustar com a bola parada após cobrança de falta de Camutanga. No fim, Jeam teve ótima chance para empatar o jogo, porém parou na defesa do goleiro rubro-negro. Melhor para os visitantes!
Aos dois minutos, Patrick Calmon cruzou para Caio Dantas, mas Vitor Salvador cortou o lance e quase fez um gol contra.
Aos 11, Osvaldo cobrou falta curta e Matheuzinho chutou para o gol. A bola passou rente à trave esquerda e foi para fora.
Aos 27 minutos, Eudair bateu falta direto e Lucas Arcanjo caiu no canto direito para fazer a defesa.
Aos 33, Camutanga cobrou falta rasteira e Marcelo pulou no cantinho para espalmar a bola para o lado.
Aos 42 minutos, Jeam saiu de cara com Lucas Arcanjo, mas bateu em cima do goleiro.
FICHA TÉCNICA
Jacuipense 0 x 1 Vitória
Campeonato Baiano – 1ª rodada
Local: Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe (BA)
Data: 17/01/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (BA) e Antonielson Jesus da Silva (BA)
Quarto árbitro: Ivo Almeida Barbosa (BA)
Gol: Iury Castilho (Vitória)
Cartões amarelos: Pablo (Jacuipense) / Wagner Leonardo e Dudu (Vitória)
Jacuipense: Marcelo; Van, Vitor Salvador (Weverton), Everson e Carlos (Adriano MJ); Fábio Bahia ©, Lídio (Eudair) e Jerry; Pablo (William), Flavinho (Douglas) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca ©, Wagner Leonardo, Camutanga e Patric Calmon (Lucas Esteves); Willian Oliveira (Rodrigo Andrade), Dudu e Matheuzinho; Iury Castilho (Zé Hugo), Osvaldo (Eric Castillo) e Caio Dantas (Mateus Gonçalves). Técnico: Léo Condé
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória