O Vitória está pronto para o primeiro compromisso de 2024, válido pelo Campeonato Baiano. O estadual pode ser a competição menos importante entre as quatro que estão no calendário da equipe, mas tem o peso extra de um incômodo tabu: são seis anos sem títulos, sendo cinco sem sequer passar da primeira fase da competição.
A busca pela reafirmação estadual começa às 19h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira, quando o Vitória visita o Jacuipense, na Arena Valfredão. Mas o desafio não é simples. A equipe de Riachão do Jacuípe esteve nas últimas duas finais e traz dois vice-campeonatos consecutivos no currículo.
Jacuipense
O Jacuipense já se consolidou como uma força do interior nas últimas edições do Campeonato Baiano, mas ainda falta o título. O Leão do Sisal foi finalista das edições 2022 e 2023, porém ficou pelo caminho ao perder para Atlético de Alagoinhas e Bahia, respectivamente.
Neste ano, o Jacupa vai utilizar uma base do time de 2023, com a presença de jogadores experientes como Kanu, Jeam, Adriano Michael Jackson, Fábio Bahia e o recém-contratado Van. O técnico Jonilson Veloso também foi mantido no comando da equipe.
O provável time titular do Jacuipense tem: Marcelo; Van, Vitor Salvador, Everson e Vicente; Fábio Bahia, Lídio e Jerry; Pablo, Flavinho e Jeam.
Vitória
A última vez que o Vitória passou da primeira fase do Campeonato Baiano foi em 2018. Coincidentemente ou não, esse também foi o último ano do Rubro-Negro na Série A do Campeonato Brasileiro. Com o retorno garantido para a elite do futebol nacional, o Leão luta agora para voltar a ter protagonismo no cenário local.
O clube se reforçou com 14 jogadores para o início da temporada, sendo que dez foram registrados no BID e estão aptos para estrear pelo Vitória nesta quarta-feira. E o técnico Léo Condé indicou que Willian Oliveira, Patric Calmon e Caio Dantas devem ser titulares logo mais.
Reforços do Vitória regularizados para estreia:
- Goleiros: Alexandre Fintelman e Muriel;
- Laterais: Raul Cáceres (direito); Patric Calmon (esquerdo) e Lucas Esteves (esquerdo);
- Zagueiro: Cristián Zapata;
- Meio-campistas: William Oliveira e Caio Vinícius;
- Atacantes: Caio Dantas e Eryc Castillo.
Toda a pré-temporada foi realizada com portões fechados na Toca do Leão, mas é certo que o Rubro-Negro vai entrar em campo com a base dos jogadores que foram campeões da Série B em 2023. Também que o centroavante Léo Gamalho não joga, já que se recupera de cirurgia.
O provável time titular do Vitória tem: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Dudu, Willian Oliveira e Matheusinho; Osvaldo, Yuri Castilho e Caio Dantas.
O jogo
Quando: quarta-feira, 14 de janeiro;
Onde: Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe;
Horário: 19h15 (de Brasília
Foto: Alexsander Smith/ECJ