A construção de uma unidade de beneficiamento de mandioca, completamente equipada com novos utensílios e maquinários, vai gerar mais produção e renda para o grupo de mulheres Mãos que Alimentam, da Associação Comunitária do Sítio do Ceilão, em Santanópolis.
Formada por 14 mulheres agricultoras, o grupo começou pegando empréstimo para a aquisição de itens básicos como mesa, geladeira, forno e batedeira. Hoje, após os investimentos do Governo do Estado, executados por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as mulheres aguardam ansiosas a inauguração da unidade para qualificar e ampliar a produção de beiju, biscoitos, goma hidratada, bolos e sequilhos, produzidos na comunidade.
A coordenadora do grupo de mulheres, Maria José Barbosa, conta como os novos equipamentos irão ajudar na produção das famílias. “Antes, o espaço era bem pequeno, mas agora somos só alegria com esse espaço maior e tantos equipamentos. São coisas que a gente nunca teve, como fogão industrial, amassadeira, seladora a vácuo e balança digital”, reforçou Maria José.
A agricultora Célia Silva garante que a nova unidade vai proporcionar avanços para o grupo de mulheres. A expectativa de aumento de produção é de 70% na renda, impactando direta e indiretamente todas as 120 famílias da comunidade. “Minha expectativa é que, agora, com os equipamentos novos, a gente consiga produzir mais alimentos e pegar mais encomendas para fornecer e ter uma renda extra”, informou Célia.
Os benefícios são comemorados também pela agricultora Maria da Paz, sobretudo em relação à rapidez na produção dos alimentos. “Com os maquinários, vai ser mais fácil e mais rápido trabalhar e garantir o nosso dinheirinho”.