Na manhã desta terça-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço que marca o início das obras de duplicação da Rua Artêmio Valente, situada no bairro de Canabrava, em Salvador. Com um investimento de R$ 11,8 milhões e extensão de 1,2 quilômetros, a obra contemplará o trecho entre a Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão) e a Praça Júlio Rêgo, localizada no acesso ao Estádio Manoel Barradas (Barradão).
A intervenção, que será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vai melhorar o fluxo de veículos na região, garantindo mais qualidade de vida aos moradores dos bairros de Canabrava, Trobogy, Pau da Lima e toda a região vizinha. A intervenção também facilitará o acesso dos torcedores em dias de jogos no estádio.
Conforme Jerônimo, o Governo do Estado investiu de forma determinante na mobilidade urbana da capital baiana com obras para o desenvolvimento da cidade, a exemplo da construção do metrô, viadutos, duplicações e abertura de avenidas e sistemas viários. “Essa obra é de continuidade ao que já foi feito na região e considera dois objetivos: atender a demanda de toda esta comunidade que mora na região e viabilizar mais agilidade e conforto aos torcedores em dias de jogos”.
O contrato prevê a entrega da obra para julho de 2024, mas o governador destacou a intenção de antecipar a conclusão dos serviços para coincidir com a data de aniversário do Esporte Clube Vitória, no dia 13 de maio.
Serão duas faixas por sentido, além da construção de canteiro central, iluminação, drenagem, sinalização, paisagismo e urbanização. “Quando a gente pensa em mobilidade urbana em Salvador, a gente pensa no Governo do Estado. Nos últimos anos, realizamos uma série de intervenções que garantiram mais qualidade de vida e menos tempo no trânsito em nossa capital”, afirmou o presidente da Conder, José Trindade.
Via Barradão
A Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, mais conhecida como Via Barradão, foi implantada pelo Governo do Estado, por meio da Conder, em 2018, com investimento de R$ 40 milhões. São duas faixas em cada sentido, ciclofaixa e passeio em ambos os lados, além de iluminação pública, sinalização viária horizontal e vertical.
A via possui quatro quilômetros de extensão, largura de sete metros e desafogou o trânsito no trecho que liga a Avenida Luis Viana Filho (Paralela) à Rua Artêmio Castro Valente, que agora será duplicada pela Conder. Mais de 500 mil pessoas serão contempladas, direta e indiretamente, pelo projeto do Governo do Estado.