Em uma verdadeira “decisão” em São Januário, o Vasco contou com o apoio de sua apaixonada torcida e se livrou do rebaixamento com um triunfo heroico. Em duelo pela 38ª e última rodada do Brasileirão, o Cruzmaltino recebeu o Red Bull Bragantino e venceu por 2 a 1, com gol salvador de Serginho no segundo tempo.
O resultado foi suficiente para os cariocas se salvarem, uma vez que o Bahia, que iniciou a rodada no Z-4, venceu o Atlético-MG em Salvador e saiu da zona de rebaixamento, enquanto o Santos ficou no empate com o Fortaleza, na Vila Belmiro, e ficou com a última vaga no Z-4, ao lado de América-MG, Coritiba e Goiás.
Para a decisão em São Januário, o técnico Ramón Díaz promoveu mudanças no time titular. Zé Gabriel, Paulinho e Paulo Henrique foram sacados, e entraram Jair, Praxedes e Paulo Henrique, respectivamente.
Assim que a bola rolou, o time do Vasco se apresentou um pouco “nervoso” nos primeiros minutos, deixando a bola sob posse da equipe de Bragança Paulista. Porém, foi após a lesão de Marlon Gomes, cria da base cruzmaltina, que precisou deixar o gramado para dar entrada a Paulinho, que os cariocas mudaram o roteiro da etapa inicial.
Aos 29, o meia roubou a bola no meio-campo, partiu em contra-ataque e, na entrada da área, bateu colocado para abrir o placar na Colina Histórica, contando ainda com um desvio de Luan Cândido no meio do caminho, o que dificultou qualquer chance de defesa pelo goleiro Cleiton.
No segundo tempo, porém, o cenário mudou. Com 18 minutos, após bobeada da defesa do Vasco, o Bragantino deixou tudo igual com Léo Ortiz.
Aos 30 minutos, o Bragantino ficou com menos um em campo. Léo Realpe fez falta em Serginho, que ficaria livre, de frente para a área, e foi expulso. Em um primeiro momento, o zagueiro do Bragantino só levou amarelo, mas após consulta junto ao VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio mostrou o vermelho direto.
Após a expulsão, o Vasco ganhou fôlego para tentar chegar à vitória e conseguiu. Aos 37, Paulo Henrique cruzou na área e, de cabeça, Serginho, que entrou na vaga de Payet no segundo tempo, fez o 2 a 1.
Foto: Leandro Amorim/Vasco