O Palmeiras está a 90 minutos da consagração máxima do Campeonato Brasileiro. Precisa de ao menos um empate diante do Cruzeiro em Belo Horizonte para conquistar o bicampeonato consecutivo e o décimo segundo Brasileirão de sua história, o que confirmaria ainda mais a vocação do clube alviverde nascido Palestra Itália de ser o maior vencedor de títulos nacionais do país.
Mesmo perdendo para a Raposa Mineira, o Palmeiras ainda comemora o título, desde que o Atlético Mineiro não desconte a diferença de 8 gols de desvantagem para o Verdão. O Galo das Minas Gerais enfrenta o Bahia, na Arena da Fonte Nova, em Salvador, no mesmo horário.
A partida Cruzeiro x Palmeiras, será disputada no estádio Mineirão e começa às 21 h30, assim como todos os demais jogos da 38ª. e última rodada do Campeonato Brasileiro, exceto o jogo Goiás x América que foi antecipado para às 19 horas.
Não preocupam!
Embora tenham saído lesionados do jogo contra o Fluminense, o zagueiro e capitão do time Gustavo Gomez, o lateral esquerdo Piqueréz e o atacante Endrick estão recuperados e à disposição do técnico Abel Ferreira, que deverá mandar o Palmeiras à campo com a seguinte escalação: Weverton; Mayke, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murillo e Piqueréz (Vanderlan); Zé Rafael, Richard Ríos e Veiga; Endrick e Breno Lopes.
Já garantido na Série A do Brasileirão do próximo ano, o Cruzeiro, do técnico Paulo Autuori deve iniciar o jogo com: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas, Lucas Silva, Japa; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes.
Daronco apita o jogo decisivo
A Comissão de Arbitragem da CBF optou pela experiência do gaúcho Anderson Daronco para apitar o jogo entre Cruzeiro x Palmeiras. Daronco tem 42 anos e é árbitro FIFA desde 2015. Ao longo da carreira, já apitou 38 jogos do Palmeiras, dos quais o Verdão saiu-se vencedor em 21 oportunidades, com 8 empates e 9 derrotas.
Confira os jogos da rodada final do Brasileirão:
- São Paulo x Flamengo
- Santos x Fortaleza
- Cruzeiro x Palmeiras
- Coritiba x Corinthians
- Bahia x Atlético Mineiro
- Cuiabá x Athletico-PR
- Goiás x América
- Fluminense x Grêmio
- Internacional x Botafogo
- Vasco x RB Bragantino
O que está em disputa ainda no Brasileirão?
Com o título praticamente definido em favor do Palmeiras, muita coisa ainda está em disputa na rodada final do Brasileirão. Na briga pelo G4, que dá vaga direta à Libertadores em 2024, as maiores possibilidades são para Atlético Mineiro, Flamengo e Grêmio que dependem apenas de seus próprios resultados para confirmarem a vaga. Correndo por fora, está o Botafogo, 5º. Colocado com 64 pontos, mas que não vence há 10 rodadas. Para ficar com uma vaga no G4, o Fogão precisa vencer o Internacional e torcer por tropeços de Atlético Mineiro, Flamengo ou Grêmio.
Sulamericana: resta uma vaga
A segunda mais importante competição Sulamericana ainda tem uma vaga em aberta para a próxima temporada e ela está nas mãos do Cruzeiro, 14º. colocado, com 46 pontos ganhos. O único time que pode impedir a classificação cruzeirense é o Santos, 15º. e que ainda luta contra o rebaixamento.
Z4: Salve-se quem puder!
Na parte de baixo da tabela, a luta é para permanecer na Série no próximo ano. Goiás, Coritiba e América já carimbaram seus retornos à Série B do Brasileirão. Resta ainda definir quem será a quarta equipe rebaixada. Bahia, Vasco e Santos fazem disputa à parte pra saber quem se salva da degola. Ocupando a 17ª. colocação e abrindo a zona de rebaixamento, o Bahia não depende apenas de si. Precisa vencer e torcer por maus resultados de Santos e Vasco da Gama.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras