A Bahia sedia o 39º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que acontece até sábado (18), em Salvador e Porto Seguro, com o tema “Sabores e Saberes”. O evento tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e reúne cerca de quatro mil empresários do setor, com uma programação de debates sobre negócios e passeios pelas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa do Descobrimento.
O encontro foi aberto na noite de quarta-feira (15), no Catussaba Resort Hotel, na capital, com baianas típicas, apresentação da banda Habeas Copos e degustação gastronômica. No estande da Setur-BA, são divulgados os atrativos e a infraestrutura das 13 zonas que integram o mapa do turismo baiano.
“O Governo do Estado e a Abrasel Bahia se uniram para captar esse encontro nacional, que acontece, simultaneamente, em dois destinos que lideram a procura no país. O segmento de bares e restaurantes foi um dos que mais sofreram na pandemia, mas conseguiu se reerguer e voltou a gerar postos de trabalho, mostrando a sua importância para o turismo”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do evento.
“Temos um trabalho muito próximo com a Setur-BA, que já vem gerando resultados bastante positivos. São equipes que trabalham conjuntamente em diversos projetos, como o Concurso da Moqueca Baiana e o Bahia Beer Festival-Alagoinhas, que deverão se consolidar no calendário turístico”, pontuou o presidente da Abrasel-BA, Leandro Menezes.
Para o presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, “a Bahia está ligada às origens da nossa associação, pela sua representatividade brasileira, já que oferece uma gastronomia rica e bem definida, sendo sempre destaque no país”.