A partir desta terça-feira (14), a praia de Stella Maris, na capital baiana, sediará a 5ª etapa do Shell Dream Tour Salvador – nova versão do Circuito Brasileiro de Surfe – que segue até o próximo dia 20. O evento, que faz parte do Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, montado pela Prefeitura, acontece na localidade que é reconhecida pelas boas ondas para quem pratica o esporte, além das piscinas naturais.
A competição ganha ainda mais importância, pois a definição do ranking para os campeões brasileiros está se tornando cada vez mais acirrada. Apenas os 40 primeiros atletas do ranking masculino e 16 do feminino garantirão vaga para a temporada de 2024 ao final das disputas. Entre os destaques estão Michael Rodrigues, brasiliense que retornou este ano à elite da World Surf League Championship Tour (WSL), e Nathalie Martins, a paranaense campeã sul-americana de surfe feminino e atual 3ª colocada no Circuito Taça Brasil.
O diretor de Esporte da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Felipe Lucas, ressaltou a escolha de Stella Maris para ser palco do evento. “A praia é considerada uma das mais limpas de Salvador, sendo uma boa opção para quem busca fugir de multidões e ainda conta com uma grande faixa de areia. Os surfistas da região também marcam presença por lá, o pico recebe ondulações de todas as direções e a praia possui a maior constância de ondas da cidade, além das diferentes valas espalhadas”, declarou.
Estímulo – O Calendário de Turismo Esportivo de Salvador tem como intuito tornar a capital baiana um dos principais destinos do turismo esportivo no país, atraindo grandes competições nacionais e internacionais. Assim, moradores e turistas podem se programar para as provas e, claro, passear pela cidade também. A estratégia envolve dez eventos, a serem realizados até julho de 2024.