No duelo de tricolores, o gaúcho levou a melhor. Jogando em Porto Alegre, o Bahia perdeu para o Grêmio por 1 x 0, em jogo válido pela 32ª rodada da Série A. Com a bola rolando, o Esquadrão até fez bom jogo, somando boas chances de garantir um resultado melhor. Faltou, no entanto, oportunismo. O que sobrou para os donos da casa. Suárez anotou o único gol da noite.
Como fica?
O revés não mexe na situação de tabela do Bahia, que segue na 14ª posição, com 37 pontos conquistados. O Grêmio, por sua vez, chega aos 56 – a três do líder Botafogo- e assume a vice-liderança da disputa.
O jogo
Os primeiros minutos foram de uma partida truncada, presa no meio de campo e sem grandes chances. Mas, em meio a um jogo morno, era o Bahia quem tinha a bola. Apesar de jogar fora de casa, o Tricolor de Aço soube trabalhar a posse e ensaiar investidas. Só conseguiu, contudo, ocupar o campo de ataque dos donos da casa. Faltava organização na hora do arremate.
Do outro lado, o Tricolor gaúcho tentava neutralizar os contra-ataques baianos e equilibrar a posse de bola. O que só foi acontecer na reta final da primeira etapa. Antes, aos 23, na melhor chance que teve na partida, o time gremista parou na boa defesa de Marcos Felipe após chegada com Reinaldo.
Com 40 jogados, foi a vez do Bahia se aproximar do gol. Aos 41, Cauly, em chute sem ângulo, acertou o travessão. Apesar do susto, a rede não balançou e o marcador seguiu zerado até o fim dos primeiros 45 minutos.
Na volta do intervalo, a partida já se desenhava diferente. Ao menos em termos de chances criadas. Com a marcação avançada, o Bahia atrapalhava a saída de bola gremista e, em velocidade, emplacava boas chegadas. Todas elas passando pelos pés de Cauly. O camisa 8 buscava as pontas, enquanto Everaldo era acionado na área. Mas a bola não entrava.
Renato Gaúcho, então, mexeu no time. Além das mudanças no intervalo que lançaram o time para a frente, como a entrada do atacante Everton Galdino na vaga do zagueiro Bruno Uvini, por exemplo, o treinador tricolor se arriscou. E viu o resultado aparecer em campo. No desafogo, o Grêmio foi oportunista.
Aos 25, após bonito passe de Besozzi, um dos recém-saídos do banco de reservas, Suárez mostrou categoria e, cara a cara com Marcos Felipe, encobriu o arqueiro com uma bela cavadinha. 1 x 0 para os donos da casa.
O gol gremista não diminuiu o ritmo do Esquadrão, mas as chegadas já não eram frequentes como antes. E nem mesmo levavam o mesmo perigo. O que ajudou o Grêmio a ganhar tempo. A ‘bagunça’ da equipe baiana na hora de finalizar e o jogo amarrado na reta final contribuíram para o placar ser encerrado como estava: revés em Porto Alegre.
Próximos jogos na Série A
As equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (9). O Bahia recebe o Cuiabá, na Arena Fonte Nova, enquanto o Grêmio faz confronto direto contra o líder Botafogo. Ambos os jogos acontecem às 20h.
FICHA DO JOGO
GRÊMIO 1
Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini (Everton Galdino), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Josué), João Pedro Galvão (Ferreira) e Cristaldo (Lucas Besozzi); Suárez (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Gaúcho.
BAHIA 0
Marcos Felipe; Cicinho (Vitor Jacaré), Gabriel Xavier (Marcos Victor), Vitor Hugo e Camilo Cándido (Luciano Juba); Rezende, Acevedo, Thaciano, Yago Felipe (Biel) e Cauly (Rafael Ratão); Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Braulio da Silva Machado (SC/Fifa)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Gols: Suárez (24’/2T) (GRE)
Cartões amarelos: Kannemann e Nathan (GRE); David Duarte, Cauly, Cicinho e Thaciano (BAH)