A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, participou na quinta-feira (26) do seminário nacional “Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)”, em Brasília. A UAPI é uma iniciativa promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que promove ações intersetoriais entre saúde e educação para garantir o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos em seis capitais do país: Salvador (BA), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
A capital baiana possui atualmente 30 serviços de saúde e educação reconhecidos como Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs). A iniciativa do Unicef, realizada pela Prefeitura de Salvador e parceiros, certificou em agosto desse ano as unidades que apresentaram importantes avanços no atendimento voltado a crianças com até 6 anos de idade e suas famílias.
Representando a administração da capital baiana, juntamente com as equipes técnicas das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), Fernanda Lordêlo falou sobre os resultados, aprendizados e desafios enfrentados na cidade, em especial por uma especificidade territorial encontrada pelas equipes: a síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika (SCZ).
“A metodologia que envolve a certificação das UAPIs – capacitações, elaboração de diagnóstico, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores – promoveu uma grande contribuição para melhoria dos indicadores nos territórios, propiciou uma ação intersetorial que envolveu as áreas da educação e saúde, assim como todos os atores que atuam com políticas públicas para a Primeira Infância de Salvador.” destacou a Secretária Fernanda Lordêlo.
Ações – A fim de contribuir com os resultados das políticas municipais para primeira infância, a capacitação das unidades, em Salvador, foi desenvolvida entre novembro de 2021 e agosto de 2023, envolvendo equipes de 19 Unidades de Saúde e 34 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Entre as abordagens utilizadas, estão treinamentos nas áreas de proteção da criança contra violência, incluindo o racismo, e o atendimento às crianças com atraso no desenvolvimento, deficiência e doenças raras.
#AgendaCidadeUNICEF – A Uapi também reforça a #AgendaCidadeUNICEF, uma iniciativa do Unicef em parceria com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. Na capital baiana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura de Salvador e o Unicef foi o de Valéria.
Foto: Divulgação