O Projeto Saúde nos Bairros, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com os atendimentos até este sábado (21), na Praça Mané Dendê, Rua das Cabaceiras, 11, em Ilha Amarela. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, esteve no local, na manhã desta quinta-feira (19), para visitar a ação e conversar com a população que foi em busca de atendimento.
A gestora ressaltou que a iniciativa vem cumprindo a missão de levar assistência à saúde para perto da população, reduzindo demandas represadas pela pandemia de Covid-19 e proporcionando qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. “O Programa Saúde nos Bairros é muito mais do que uma atenção imediata à saúde. É uma ação que traz as pessoas para o SUS, dando possibilidades de atendimento, bem como mais dignidade para os cidadãos”, declarou Ana Paula.
Na localidade são oferecidas consultas médicas especializadas, vacinação, exames laboratoriais e de imagem – USG abdome, articulação, mama bilateral, próstata, tireoide, obstétrica, partes moles, pélvica; Doppler colorido de vasos; eletrocardiograma; ecocardiograma e mamografia bilateral. Além destes serviços, haverá ainda agendamentos para atendimento odontológico, raio-X e preventivo, bem como o fortalecimento da captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia.
Morador do bairro do Rio Sena, o aposentado Catarino Batista, de 71 anos, esteve no local em busca de atendimento médico e teceu elogios ao trabalho realizado pelas equipes de saúde. “Olha o atendimento aqui é muito bom, mas muito bom mesmo! Eu já fiz vários exames e agora vou passar pelo cardiologista. Recomendo o serviço para quem quiser e precisar”, pontuou.
Outubro Rosa – Em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama também estão sendo oferecidos exames clínicos das mamas para rastreio de nódulos, planejamento reprodutivo, agendamento e/ou encaminhamento para mamografias; ultrassom de mama, pélvica e transvaginal; atualização do cartão de vacina e das condicionalidades de saúde para o Bolsa Família; impressão de Cartão SUS com nome social, além de palestras sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, saúde bucal, nutrição, e atividades de higiene pessoal e beleza.
Os indivíduos que tiverem interessados nos serviços disponibilizados pelo Saúde nos Bairros podem comparecer ao local a partir das 7h, munidos do Cartão SUS, documento de identificação com foto e guias de solicitação de exames e consultas.
História – Iniciado no dia 14 de abril deste ano, o Programa Saúde nos Bairros completou seis meses, no último sábado (14), com quase 500 mil procedimentos realizados em 21 bairros percorridos. A ação itinerante foi reconhecida internacionalmente pelo 6º Prêmio Guangzhou como uma das 45 iniciativas exemplares de inovação urbana de todo o mundo.
O Saúde nos Bairros já esteve no Bosque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão, Bom Juá, Tororó, Cajazeiras, Fazenda Coutos I, Nordeste de Amaralina, Valéria, Dom Avelar, Alto da Terezinha, Campinas de Brotas, Massaranduba, Pau Miúdo, Vale das Muriçocas, IAPI, Boca do Rio, Itapuã e Tancredo Neves e Bairro da Paz.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS