Com o intuito de promover a valorização da identidade cultural afro-brasileira e indígena, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Associação Cristã Feminina, na Boca do Rio, realizou com seus 96 alunos uma atividade de confecção de mascotes. Os bonecos contam com nome, sobrenome, e até mesmo RG e CPF.
Bia Dandara, Zaire, Malaika, Akin Kito, Tiana Makena são alguns dos nomes dos mascotes. Cada aluno tem a oportunidade de passar um dia em casa com um dos bonecos. É o caso do estudante Asafe Baiano, de cinco anos, que contribuiu para a criação da boneca Bia Dandara, e a levou para sua residência. “Eu gostei muito de participar, hoje vou levar Dandara para casa, estou muito feliz”, disse.
A coordenadora pedagógica Paula Gonçalves afirmou que a iniciativa começou de forma on-line em 2020, devido ao lockdown durante a pandemia de covid-19. Ela destacou a importância da participação dos parentes dos alunos na dinâmica.
“A gente começou a se articular de forma remota com o nosso grupo pedagógico e fizemos a proposta para os familiares dos alunos. Primeiro, vieram os bloquinhos de atividades; depois estávamos voltados para uma educação infantil que trabalhasse essa identidade cultural dos nossos estudantes”, relatou.
De acordo com a coordenadora pedagógica, algumas crianças tinham até vergonha de tirar fotos e a atividade da criação das mascotes ajudou na valorização da identidade e autoestima. “Com a criação das mascotes, muitos alunos perceberam o seu valor”, disse.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS