Nesta sexta-feira (22), 60 baleiros receberam certificação profissional por terem finalizado a primeira turma do Curso de Qualificação para Baleiros do programa Sou Salvador. O evento com os formandos foi realizado no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal. A capacitação, oferecida pelo Programa Empreenda Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), possibilitará que os vendedores ofereçam serviços com mais qualidade e conduzam suas atividades com olhar, efetivamente, de empreendedor.
O baleiro Cosme Santos, 59 anos, que atua na atividade há nove anos, comentou sobre o aprendizado ao longo das aulas. “A gente vai para a rua vender e não tem muita técnica. No curso, aprendemos sobre como tratar nosso cliente e como organizar nossa banca para atrair mais pessoas”, disse o vendedor, que tem um ponto fixo de doces e guloseimas na região do Rio Vermelho.
Para a baleira Angelita Conceição, de 47 anos, o aprendizado mais importante do curso foi adquirido através do módulo Organização de Finanças. “Era muito desorganizada, mas agora sei exatamente como calcular o que ganho e o que gasto. Adorei a capacitação, nos ensinou muita coisa e fortaleceu a valorização da nossa categoria”, assinalou.
De acordo com a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, o Sou Salvador traz para os ambulantes, além da qualificação, o sentimento de pertencimento à cidade. “O curso visa mostrar aos baleiros que eles são empreendedores e agentes de desenvolvimento econômico da cidade. Eles estão em todas as festas, feiras e em todos os lugares de Salvador”, frisa. Durante as palestras, os ambulantes receberam informação sobre o Mercado Informal no Contexto Turístico, Comunicação, Ética e Responsabilidade, Nossos Direitos Deveres; Marketing e Vendas e Educação.
“Durante as aulas, eles aprenderam sobre noções de abordagem dos clientes, apresentação dos produtos e ensinamentos de gestão de caixa, sobre como organizar o dinheirinho que entra. Então essa foi uma qualificação muito importante”, considera a diretora, lembrando que o Sou Salvador já certificou mais de 800 trabalhadores do mercado informal.
O curso se soma às demais iniciativas de capacitação da Semdec e integra o planejamento de desenvolvimento econômico da cidade com o objetivo de oferecer informações aos comerciantes para que possam prestar atendimento, ofertar produtos e serviços com qualidade, de forma consciente, além de adquirir a rentabilidade e sustentabilidade de seus negócios.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS