A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 32 ocorrências de salvamentos e afogamentos não fatais durante o feriadão da Independência, entre os dias 7 e 10 de setembro. As praias com maior número de casos foram Jaguaribe, Piatã, Itapuã, Stella Maris e Aleluia.
Segundo o órgão, foram realizadas 4.550 ações preventivas, além de quatro casos de apoio à população em via pública. Além disso, os agentes de salvamento promoveram também a entrega de pulseiras de identificação de crianças, com mais de 300 menores identificados na orla de Salvador.
Coordenador do Salvamar, Kailani Dantas disse que durante o feriadão o mar estava muito agitado, tornando o trabalho ainda mais delicado e o número de ocorrências elevado no período. “A condição do mar perigosa e o sol convidativo nos deixaram em alerta durante todo o feriadão para que não acontecessem ocorrências mais graves. Nossos servidores atuaram de forma séria e, sem hesitar, conseguimos passar o feriadão com resgates, ações de prevenção, atendimentos e, sobretudo, sem óbito”, disse.
Dantas aproveita para dar dicas aos banhistas que seguem frequentando as praias soteropolitanas, especialmente neste período de final de inverno e início da primavera: “É preciso ter o cuidado de se banhar sempre em locais onde existam postos salva-vidas, observando a sinalização existente, de modo a saber a situação atual daquela praia, onde se deve ou não tomar banho, em qualquer estação do ano”, disse.
Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.
A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS