O espetáculo “Infância Protegida” será realizado, nesta quarta-feira (30), 14h30, no Teatro do Subúrbio 360, em Coutos, para marcar as comemorações dos 28 anos da Fundação Cidade Mãe. A peça teatral é a atividade final do trabalho desenvolvido pelos alunos das oficinas de artes visuais, dança, teatro, capoeira, música e esportes nos oito Centros de Convivência Socioassistencial (CCS) da Fundação Cidade Mãe. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Atualmente, por meio dessas instalações, a FCM atende a mais de 2,1 mil crianças e adolescentes, dos seis aos 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou risco pessoal. O roteiro da apresentação levou em consideração temáticas e informações atreladas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principal dispositivo de proteção jurídica e assistência a esse público.
“Como diz certeiramente o ECA, esse público precisa ter assegurado o direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, à profissionalização e à proteção no trabalho. Tentamos reunir na peça o resultado de todo o trabalho que fazemos para fazer valer o cumprimento desses direitos”, frisa a presidente da FCM, Isabela Argolo.
Contraturno – Os oito CCS estão espalhados pelos bairros de Periperi, Chapada do Rio Vermelho, Piatã, Nordeste de Amaralina, Saramandaia, Jardim das Margaridas, Canabrava e Engenho Velho de Brotas. Neles, crianças e adolescentes, inclusive os que estão matriculados na rede municipal de ensino, têm acesso a oficinas culturais (dança, música, artes plásticas, capoeira, teatro), oficinas para inclusão digital, cursos de qualificação e de jovem aprendiz, além de reforço de português e matemática em parceria com a secretaria de Educação (Smed).