Diante do líder Botafogo, o Bahia tropeçou nas próprias pernas e acabou sendo derrotado no Engenhão. Concedendo muitas chances em contragolpes ao Glorioso, o Tricolor viu Diego Costa e Luís Henrique aproveitarem as oportunidades para definir mais uma vitória do Alvinegro na Série por 3 x 0.
Com o resultado, o Bahia segue pressionado pela proximidade com a zona de rebaixamento da Série A. A derrota mantém o Tricolor com apenas 21 pontos conquistados, ocupando a 16ª posição, empatado com o Santos, primeiro time do Z-4. O Esquadrão bate o Peixe no saldo de gols.
O jogo
O primeiro tempo do embate entre Botafogo e Bahia no Engenhão foi um dos bons jogos do Campeonato Brasileiro. Com o gramado molhado por conta da chuva no Rio de Janeiro, as duas equipes esbanjaram velocidade no ataque e pecaram um pouco nos passes para criar mais chances claras de gol.
Inclusive, foi em uma falha que saiu o gol do Botafogo. Aos 3, Vítor Hugo saiu jogando errado e viu o passe ser interceptado por Eduardo. O meia acionou Victor Sá, que ganhou na velocidade da defesa do Esquadrão, e serviu Diego Costa. O camisa 19 bateu firme e marcou seu primeiro gol com a camisa do Alvinegro.
Após ficar em desvantagem, o Bahia adotou uma postura mais arisca em campo. Assim, utilizando-se de triangulações protagonizadas por Gilberto, Cauly e Ademir, o Tricolor até chegava à área do Botafogo, mas pecava muito nas finalizações, principalmente nas oportunidades que caíam nos pés do centroavante Vinícius Mingotti.
Na volta para o segundo tempo, o Bahia tentou dominar mais a posse de bola e ser mais efetivo no ataque. Contudo, logo foi punido com duros golpes em dois minutos. Primeiro, Cauly sentiu dores na perna e precisou ser substituído pelo volante Léo Cittadini.
Na jogada seguinte, novamente a defesa do Esquadrão vacilou na saída de bola, Gabriel Pires aproveitou, avançou pela esquerda e fez um cruzamento preciso para Diego Costa só completar de cabeça e marcar o segundo.
Atrás no placar, o Bahia não se acovardou e continou tentando chegar ao gol. Porém, a dificuldade nos passes ia minando o ímpeto do Esquadrão. Assim, o Tricolor ainda viu o Botafogo quase ampliou quando Janderson foi servido por Eduardo e finalizou livre para carimbar a trave.
Aos 30, em mais um contragolpe, o Esquadrão sofreu o terceiro. Após batida de escanteio no campo de ataque, o lateral Hugo recuperou a bola e fez rápida ligação com Luís Henrique. O atacante avançou em velocidade, driblou o goleiro Marcos Felipe e empurrou para o gol aberto.
Nos minutos finais, o Bahia ainda criou duas boas chances com Everaldo e Gilberto, mas acabou esbarrando nas ações defensivas do Glorioso. Assim, o Esquadrão deixou o Engenhão com mais uma derrota como visitante.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo no próximo domingo para um confronto direto para seguir longe da zona de rebaixamento. Dessa forma, o Esquadrão encara o Vasco, na Arena Fonte Nova, às 18h30.
Ficha do jogo
Botafogo 3
Lucas Perri; JP Galvão (Mateo Ponte), Victor Cuesta, Adryelson e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; Segovinha (Diego Hernández), Victor Sá (Luís Henrique) e Diego Costa (Janderson). Técnico: Bruno Lage.
Bahia 0
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vítor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano (Everaldo) e Cauly (Léo Cittadini); Ademir (Yago Felipe), Rafael Ratão (Biel) e Vinícius Mingotti (Victor Jacaré). Técnico: Renato Paiva.
Local: Estádio Nilton Santos
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Miguel Catâneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
Gols: Diego Costa aos 3/1ºT e aos 6/2ºT e Luís Henrique aos 30/2ºT (Botafogo)
Cartões amarelos: Diego Costa, Janderson (Botafogo); Mingotti, Cauly e Yago Felipe (Bahia)
Foto: Vitor Silva/Botafogo.