Os surfistas Dijackson Passos, Lucas Santos e Fernando Vasconcelos irão disputar o Campeonato de Surf Adaptado, que acontece no mar do município de Cabedelo, no estado da Paraíba, entre os dias 17 e 20 de agosto. A competição é bastante aguardada pelos atletas pois, além das premiações com medalhas, esta etapa garante vagas no Mundial International Surfing Association (ISA Games), marcado para o primeiro semestre de 2024.
Para garantir a participação dos atletas na Paraíba, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), concedeu as passagens áreas para que se façam presentes na competição.
Esta será a segunda edição do campeonato, que estreou ano passado na praia do Pontal de Maracaípe em Ipojuca (PE), realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF). “Esse evento vem para potencializar a categoria e nortear as carreiras dos atletas de surf adaptado e incluir a categoria em definitivo no quadro oficial do surf brasileiro, não mais como apresentação e sim como parte integrante da força competitiva do surf nacional. Um fato histórico para esta categoria, pois a partir de 2028 ela pode se tornar esporte Paralímpico”, afirmou a CBSURF.