A nova geração do tênis feminino baiano esteve presente na chave principal do torneio ENGIE Open – ITF W60, que está sendo realizado nas quadras rápidas da Academia de Beach Tennis e Tênis Smash, em Feira de Santana. A atleta Luana Paiva, 17, foi uma das convidadas pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para jogar o torneio principal, que tem entre as tenistas a francesa Kristina Mladenovic, ex-número 1 de duplas e ex-top 10 de simples do ranking WTA, e a brasileira segunda melhor ranqueada, Laura Pigossi.
Realizada pela CBT e pela Federação Bahiana de Tênis (FBT), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), a competição, que segue até o sábado, 5, recebe cerca de 64 tenistas das principais do ranking mundial de diversos países, que buscam, neste torneio, os 60 pontos dados à campeã, tornando-se uma das maiores pontuações da temporada feminina no país ao lado do torneio da semana que vem em Brasília, capital federal.
Outra baiana que jogou pela primeira um torneio profissional foi Karoline Oliveira, 18, estreando na segunda-feira, 31, pela primeira rodada do qualifying. Mas, perdeu por 2 sets a 0. Luana e Karoline são patrocinadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta. Já Luana estreia na manhã desta terça-feira, 01, contra a paulista Ana Candiotto, abrindo a programação na quadra principal, com um gostinho especial nesta primeira experiência profissional da carreira.
“Eu estou muito feliz. É meu primeiro torneio internacional. Queria muito agradecer à Sudesb, ao programa FazAtleta e ao meu patrocinador por esta experiência que estão me proporcionando e pelo incentivo ao esporte baiano, principalmente, o tênis. É muito gratificante para mim participar de um torneio como esse aqui na Bahia, onde nasci e com meus amigos, minha família e todos me apoiando na torcida. Isso é realmente incrível e espero aproveitar da melhor forma possível”, comenta Luana.
Por ser válida pelo circuito do International Tennis Federation (ITF), a Bahia volta a receber um torneio feminino internacional depois do ITF W25 em 2013 na Costa do Sauípe, em Mata de São João, além do ATP Challenger 80, que aconteceu em maio do ano passado no Costa Verde Tênis Clube, em Salvador, para os tenistas masculinos. No entanto, essa é a primeira vez que um torneio deste nível chega ao interior da Bahia.
A programação iniciou com os jogos do qualifying, que garante as últimas vagas para a chave principal, no domingo, 30, e na segunda, 31, quando as melhores ranqueadas entraram em quadra pela primeira rodada, seguindo até a terça-feira, 01. Os dias seguintes marcam as oitavas, as quartas, as semis e a grande final no domingo, 05. Todas as rodadas começam sempre pela manhã, a partir das 10h, com a entrada mediante a doação de um kg de alimento não perecível.