Sucesso de público em 2022, projeto que leva cinema às comunidades está de volta; Teofilândia e Santaluz também serão contempladas a partir da próxima semana
Após o sucesso do ano passado, a Equinox Gold, em parceria com a Cepar Comunicação, repete o projeto que levou milhares de pessoas ao cinema, oferecendo mais cultura e entretenimento aos moradores de três municípios baianos: Barrocas, incluindo o povoado de Barreira, Teofilândia e Santaluz. Com exibições gratuitas de filmes e infraestrutura completa montada em uma carreta que se transforma em sala de cinema, a segunda edição do Cine Equinox – projeto aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – promete muita diversão para todos os públicos e com direito a pipoca e refrigerante para os espectadores!
Serão exibidas um total de cinco sessões diárias de cinema. Durante o dia, alunos das escolas públicas participarão do projeto em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar e, às 18h, a população contará com uma sessão exclusiva aberta ao público. Como as vagas são limitadas, os interessados devem comparecer ao local no dia do evento para retirar os ingressos.
Para o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade da Unidade Fazenda Brasileiro, Éberson Andrade, considera que o Cine Equinox é um importante instrumento de inclusão social, pois proporciona às comunidades que recebem o projeto a oportunidade de desfrutar de sessões de cinema, o que pode ser uma novidade para boa parte dessas pessoas, principalmente as crianças. “E a gente sabe que o acesso à cultura é um importante fator de desenvolvimento humano”, afirma Éberson.
Cinema itinerante
O cinema itinerante está estruturado em um caminhão, cujas laterais se abrem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização e poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros. Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, será disponibilizado filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva e em libras.
Em 2022, o projeto levou filmes gratuitos a nove municípios da Bahia e do Maranhão. Foram 90 sessões de cinema, com um público total de 7.417 pessoas. Participaram do projeto 105 escolas públicas e duas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Serviço: Programação dos filmes com sessões abertas à comunidade
Barrocas/BA
Local: Em frente à Igreja Matriz
Endereço: Praça da Matriz – Barrocas
2/8 (quarta-feira)
18h – A Teoria de Tudo
3/8 (quinta-feira)
18h – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Povoado Barreira – Barrocas/BA
Local: Em frente à Escola João Francisco Pereira
5/8 (sábado)
13h00 – Abominável
14h30 – A Origem dos Guardiões
16h00 – A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
18h00 – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
20h00 – A Teoria de Tudo
Teofilândia/BA
Local: Praça José Luís Ramos – Teofilândia
7/8 (segunda-feira)
18h – A Teoria de Tudo
8/8 (terça-feira)
18h – Sing: Quem Canta seus Males Espanta
Santaluz/BA
Local: Praça da Bíblia
Endereço: Centro – Santaluz
Dias 10 e 11 (quinta e sexta-feira)
Sessões reservadas apenas para alunos de escolas públicas.
Dia 12/8 (sábado)
13h00 – Abominável
14h30 – A Origem dos Guardiões
16h00 – DC Liga dos Superpets
18h00 – A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
20h00 – A Teoria de Tudo
Dia 13/8 (domingo)
13h00 – Abominável
14h30 – A Origem dos Guardiões
16h00 – DC Liga dos Superpets
18h00 – A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
20h00 – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).