A Prefeitura, através da Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), tem reforçado a iluminação na região do Centro Histórico. Recentemente, foram instalados 20 projetores em LED com potência de 220W, em locais como o Largo do Pelourinho e Largo do Cruzeiro de São Francisco, bastante frequentados por moradores e turistas. As intervenções integram o pacote de medidas do programa de melhorias da região, anunciado pela gestão municipal em maio deste ano.
Após um estudo técnico realizado, a criação da coordenação diminuiu o tempo de resposta para resolução das diligências na região de 48h para 24h. As ruas do Centro estão mais iluminadas, as vias mais claras e um ambiente mais seguro para turistas e baianos que transitam no local.
Além das instalações dos projetores, o órgão faz manutenção e substituição de luminárias decorativas, instalação de iluminação cênica, limpeza e manutenção da fonte do Terreiro de Jesus, fonte da Praça da Sé, dentre outras ações. A Dsip/Semop conta com uma equipe exclusiva que atua diariamente na região, das 14h30 às 23h.
Demais ações – O diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães, declara outras ações. “Criamos projetos luminotécnicos, com sistemas antivandalismo, respeitando as normas do Iphan. E, dessa forma, conseguimos dirimir muitas dessas problemáticas e vamos continuar atacando, ponto a ponto, para fazer do Centro Histórico um local cada dia mais iluminado”.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS