A chegada de vinte e cinco soldados recém-formados e cinco novas viaturas marcaram a celebração do aniversário de 15 anos da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, na manhã desta quarta-feira (26), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Celebração contou com solenidade e a participação dos secretário e subsecretário da SSP, Marcelo Werner e Marcel de Oliveira, respectivamente, e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.
Padronizados com a nova identidade visual das especializadas da PM, os veículos fazem parte de um convênio firmado entre a SSP, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e a Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia). Eles chegam para reforçar o patrulhamento na cidade e em outras regiões atendidas pela unidade.
Já os 25 militares incorporados à Cipe Polo representam um aumento de 30% ao efetivo. Eles concluíram o Curso de Instrução Básica de Adaptação (IBA) e atuarão nos 13 municípios que a unidade dá suporte, garantindo um reforço no patrulhamento preventivo e repressivo, além da ampliação no combate à criminalidade.
“Hoje consolidamos ainda mais o trabalho de uma unidade tão importante como essa. Unidos sempre somos mais fortes e com a chegada de mais efetivo e novas viaturas com certeza a segurança dos baianos será ainda mais reforçada”, destacou o chefe da SSP, Marcelo Werner.
Celebração
Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Cofic, o comandante da Cipe/Polo, major Carlos Vinícius de Almeida Campos, garantiu que a unidade se empenhará ainda mais com a segurança pública da RMS.
“Vamos garantir esse trabalho ostensivo, repressivo, conjunto e com o apoio da tecnologia da SSP, através da parceria com a Stelecom e a SGTO, com o uso dos sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, além do uso dos rádios LTE”, disse.
Após os discursos, as autoridades foram conhecer o espaço em obras que integrará uma quadra poliesportiva e uma piscina olímpica.
Além do trabalho ostensivo, a unidade oferece o projeto ‘Dragões Mirins’ para crianças carentes. Lá, os pequenos aprendem técnicas de Jiu-Jitsu e, com a chegada dos novos espaços, poderão treinar futebol e natação, fortalecendo o vínculo entre a polícia e a comunidade, prevenindo a violência e trazendo impactos positivos na região da RMS.
Também participaram da solenidade a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia, Vagner Gomes da Silva, o comandante de Policiamento em Missões Especiais (CPME), coronel Paulo Muniz, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e de outras unidades da PM.