O Vitória voltou ao G-4 da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (16), o Leão venceu o Novorizontino por 2 a 1, no Barradão, pela 17ª rodada. Os gols da time baiano foram marcados por Osvaldo e Camutanga, ambos no primeiro tempo. Enquanto Geovane diminuiu para o Tigre do Vale na etapa complementar.
Com o resultado positivo, o Rubro-Negro assumiu a quarta colocação ao somar 31 pontos, deixando para trás justamente o seu adversário desta noite. Estacionado nos 30, o Tigre do Vale caiu para a quinta posição.
O Vitória volta ao gramado na próxima quarta-feira (19), para encarar o Sport, pela 18ª rodada da Segundona. A partida está marcada para começar às 21h30, na Ilha do Retiro.
O JOGO
Dono da casa, o Vitória começou o jogo partindo para cima e pressionando o Novorizontino. O Leão levou perigo logo no segundo minuto na cobrança de falta de Osvaldo, que levantou na área, mas a bola passou por todo mundo e ficou nas mãos do goleiro Jordi. Aos nove foi a vez da equipe paulista ter uma chance também em cobrança de falta. Dudu derrubou Douglas Baggio próximo à grande área. Reverson bateu forte e ela explodiu em Camutanga que chegou a cair no gramado, mas depois se recuperou.
O jogo seguiu sem emoções até os 25 minutos. As duas equipes esbarravam nas marcações e não conseguiam produzir jogadas mais agudas que levassem perigo aos goleiros. Aos 27, Wagner Leonardo fez a ligação com Mateus Gonçalves, que entrou na área, driblou o marcador e caiu. O time baiano pediu pênalti, mas o árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento mandou seguir. Dois minutos depois, o zagueiro Ligger caiu no gramado e deixou a partida no carrinho maca, obrigando o técnico Eduardo Baptista a fazer a primeira alteração colocando o também zagueiro Guilherme Matos.
Osvaldo abre o placar para o Leão
O Leão abriu o placar com Osvaldo aos 32 minutos. No contra-ataque, Wellington Nem carregou pelo meio e achou Mateus Gonçalves na direita, que fez o cruzamento para a área e o camisa 11 empurrou para o fundo das redes. Vitória 1×0 Novorizontino
E o Leão queria mais! Wellington Nem quase ampliou aos 35. Gegê tocou para Mateus Gonçalves, desta vez pela esquerda, passou para o camisa 10 dentro da área. Ele bateu, mas a bola passou por cima do gol.
Camutanga amplia para o Leão
O Leão ampliou a vantagem no placar com Camutanga aos 41 minutos. Wellington Nem levantou a bola na área em cobrança de falta e o zagueiro subiu e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Jordi. Vitória 2×0 Novorizontino
O Novorizontino tentou responder aos 44 minutos. Marlon cruzou na área, mas a defesa baiana afastou o perigo. Aylon pegou a sobra e fez novo lançamento, mas ninguém aproveitou e a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, os visitantes tiveram outra chance na cobrança de escanteio, mas Guilherme Matos cabeceou para fora.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram modificadas do vestiário. Pelo lado do Vitória, saiu Osvaldo e entrou Welder. O autor do primeiro gol da partida sentiu a coxa esquerda. Já o Novorizontino fez três trocas logo de vez. César Martins, Aylon e Ronaldo foram substituídos por Zé Mateus, Rodolfo e Felipe Marques.
Aos três minutos, o zagueiro César Martins, que havia sido substituído no intervalo, acabou recebendo o cartão amarelo no banco de reservas.
O Leão criou boa chance aos 13 minutos. Wagner Leonardo lançou pela esquerda, Mateus Gonçalves disparou e cruzou para trás. Railan soltou a bomba e Jordi fez grande defesa para evitar o terceiro gol baiano.
Geovane diminui para o Tigre do Vale
O Tigre do Vale diminuiu com Geovane aos 24 minutos. Cruzamento de Marlon e o camisa 5 do Tigre subiu e cabeceou no canto esquerdo de Lucas Arcanjo. Vitória 2×1 Novorizontino
O Leão respondeu no minuto seguinte. Welder carregou na entrada da área, tocou e a bola chegou para Wellington Nem. Ele puxou para o meio e chutou com perigo, mas ela passou pelo lado direito da trave defendida por Jordi.
Aos 36 minutos, o Rubro-Negro quase marcou o terceiro gol. Na cobrança de escanteio de Matheusinho, Wagner Leonardo subiu e cabeceou forte no cantinho, mas Zé Mateus tirou em cima da linha. Dois minutos depois, Jordi salvou o Novorizontino ao desarmar Mateus Gonçalves após ser driblado e se recuperar no lance.
O Leão teve nova boa chance aos 45 minutos. Mateus Gonçalves cobrou, a zaga do Tigre do Vale afastou. Jhonny Lucas pegou a sobra e bateu para o gol obrigando Jordi a fazer grande defesa.
FICHA TÉCNICA
Vitória 2×1 Novorizontino
Série B – 17ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 16/07/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Marcyano da Silva Vicente (ambos de MG)
Quarto árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior (BA)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Guilherme Matos, César Martins, Jordi (Novorizontino) / Wagner Leonardo, João Victor (Vitória)
Gols: Osvaldo, Camutanga (Vitória) / Geovane (Novorizontino)
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, Yan (João Victor), Wagner Leonardo e Felipe Vieira (Marcelo); Dudu, Gegê (Johnny Lucas), Osvaldo (Welder) e Mateus Gonçalves; Wellington Nem (Matheusinho). Técnico: Léo Condé.
Novorizontino: Jordi; Renato Palm, César Martins (Zé Mateus) e Ligger (Guilherme Matos); Willean Lepo, Geovane, Marlon (Rômulo) e Reverson; Douglas Baggio, Ronaldo (Rodolfo) e Aylon (Felipe Marques). Técnico: Eduardo Baptista.