A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), entregou, nesta segunda-feira (10), doações de peças de roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho 2023, ocorrida entre os dias 21 de junho e 7 de julho. Durante a manhã, o secretário do órgão, Luiz Carlos de Souza, além de servidores da pasta, estiveram nas instituições escolhidas, situadas no Bairro da Paz, Pernambués e Fazenda Coutos, para entregar os donativos. No turno da tarde, a visita ocorreu no bairro de Roma, na Cidade Baixa.
“Neste segundo ano, nós dobramos a quantidade de peças arrecadadas e em um menor espaço de tempo. A campanha vem ganhando corpo a cada ano e esperamos continuar nos próximos anos. Existem muitas famílias em condições econômicas difíceis e é a oportunidade que elas têm de ter um cobertor, um agasalho. É uma campanha importante para ajudar quem precisa”, declara o titular da Seinfra.
Solidariedade – O primeiro local visitado, o Centro de Convivência João Paulo II, no Bairro da Paz, assiste aproximadamente 1,5 mil famílias. A presidente da instituição, Rai Francisca, conta que o espaço, fundado há 21 anos, oferece reforço escolar, apoio psicológico, pedagogo, assistência psicossocial, além de cursos como dança e computação para a comunidade.
“Para eles, essas doações são de suma importância, ainda mais neste inverno, que parece estar mais forte, mais frio. Então, é a segunda vez que participamos da campanha, partilhando com essas pessoas em vulnerabilidade social, que precisam mesmo dessa partilha e solidariedade por parte das pessoas que estão doando”, disse.
Moradora da localidade há 24 anos, Carolina Alves se mostrou feliz com a ajuda. “Isso aqui é uma maravilha, me ajuda bastante, vai esquentar a mim e aos meus filhos, sou só gratidão. Vai acolher bastante neste momento. Nota 10”.
Aos 22 anos, Miquele Teixeira, também moradora da área, aproveitou para garantir um agasalho para a família. “É ótimo, maravilhoso, não só eu, mas meus filhos também serão beneficiados. O frio tá muito intenso, cheguei a ficar gripada, e agora vamos nos aquecer”.
Entidades beneficiadas – As demais instituições visitadas foram o Clube de Mães Creche Escola Nossa Senhora da Luz e o Projeto Tangará, além do Lar Elisabete, na Cidade Baixa. Outras duas entidades, o Centro Fraterno Luz e Caridade, no Imbuí, e a Casa da Juventude, na Fazenda Grande II, também serão contempladas.
Na primeira edição, em 2021, a Campanha do Agasalho arrecadou mais de duas mil peças, levando um pouco mais de conforto para as pessoas beneficiadas. Já neste ano, o montante ultrapassou 4 mil peças, a exemplo de agasalhos, cobertores, mantas, calças e camisas masculinas, femininas e infantis.
Além da Seinfra, participaram da campanha a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF); Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman); Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal); Secretaria Municipal da Educação (Smed); Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis); Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec); Defesa Civil de Salvador (Codesal); e a Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop). As doações também foram recolhidas em estande, instalado na Estação da Lapa.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom