Nesta quarta-feira (5) acontece a tradicional Volta da Cabocla. No evento, as carruagens e imagens do Caboclo e da Cabocla, que ficaram três dias expostas no Largo do Campo Grande, para devoção e contemplação popular, voltam em cortejo até o Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha, fazendo o percurso inverso do dia 2.
Com o ritmo mais acelerado, o desfile, que começa às 18h, será conduzido pela Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, que participa da Procissão há mais de 25 anos, além da participação de fanfarras, grupos culturais e representantes de terreiros de candomblé. Às 19h, na Lapinha, o Grupo Ofá vai realizar um show com convidados das Nações Congo Angola.
A participação popular na Volta da Cabocla tem crescido ano após ano, também contando com presença devota de integrantes de religiões de matriz africana. Após o retorno ao Pavilhão, os caboclos, principais símbolos da Independência, são restaurados e ficam no local até o próximo 2 de Julho.
“Se o desfile cívico já foi muito bonito e marcado pela participação popular, confesso que estou ainda mais ansioso pela volta da cabocla e do caboclo. Com toda a parte cultural e ancestral, tenho certeza que o momento será muito especial dentro desses festejos da Independência”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.
Com a implantação do Memorial 2 de Julho, a ser entregue ainda este mês pela Diretoria de Cultura da Secult, os caboclos farão parte da expografia do espaço cultural, que contará a história da participação popular na festa da Independência e poderá ser visitada pelo público.
Foto: Lucas Moura/Secom